Avião que ia para EUA desviado após passageiro ler mensagem do 'vizinho'

Um passageiro mais curioso denunciou uma situação que fez com que um avião que seguia de Porto Rico até aos Estados Unidos voltasse ao aeroporto de onde partiu. Tudo aconteceu após ler uma mensagem da pessoa do lado que o assustou.

american airlines

© Al Drago/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
04/07/2025 19:00 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um avião com destino aos Estados Unidos foi desviado para o aeroporto de onde partiu, em San Juan, Porto Rico, depois de um dos passageiros ter lido uma mensagem da pessoa que seguia a seu lado e pensar corria perigo de vida.

 

Segundo conta a publicação porto-riquenha Primera Hora, tudo aconteceu na quinta-feira, meia hora depois de o avião ter descolado, com destino a Dallas, no Texas. O avião transportava 193 passageiros.

Um dos passageiros viu uma mensagem onde estava escrito 'RIP' ['Rest In Peace', que significa 'Descansa em Paz' e é uma sigla usada no âmbito da morte]. Assustado, denunciou a situação e o voo acabou por regressar ao aeroporto, com o Departamento de Explosivos e Segurança a ter de inspecionar o avião.

"O avião aterrou em segurança e as autoridades fizeram a inspeção à aeronave. Segurança é a nossa prioridade, mas pedimos desculpa aos clientes pelo incómodo", explicou a American Airlines, que operava o voo.

As operações em causa foram lideradas por Félix Alvarado, que investigou a mensagem como uma potencial ameaça, mas chegou-se à conclusão de que um familiar  passageiro que recebeu a mensagem tinha morrido no dia anterior. O homem viajava para a cidade texana depois de acabar mais cedo as suas férias.

"Foi uma confusão que foi tratada de acordo com os protocolos de segurança. Não houve nenhuma ameaça real ao voo ou aos passageiros", explicaram os responsáveis.

Viajar de avião é seguro?

A resposta é sim: apesar de alguns episódios que vão sendo conhecidos - de desvios de voos ou mesmo acidentes -, é seguro viajar de avião. Ao Notícias ao Minuto, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) assegura que é o "setor mais regulado" e com "supervisão constante".

Segundo a ANAC, o avião "é dado como o meio de transporte mais seguro do mundo, demonstrado pelo rácio entre o número de movimentos e passageiros transportados, em termos globais, e o número de acidentes e incidentes verificado, que é muitíssimo baixo, isto é 0,0000000284 acidentes fatais por voo em 2023".

Estas declarações foram feitas ao Notícias ao Minuto em março, numa altura em que o BBC Verify apontava que ao longo das últimas duas décadas, a tendência geral foi de redução do número de acidentes aéreos.

Nos últimos meses tem-se assistido a mais notícias relacionadas com acidentes, mas, o ex-investigador-chefe de desastres aéreos da Finlândia, Ismo Aaltonen, disse à BBC em março que não se tratava, porém, de uma indicação de que há menos segurança nas aeronaves.

"É uma grande infelicidade termos observado este período com vários tipos distintos de acidentes", afirmou. "Mas as pessoas não devem tirar conclusões com base neles, pois são casos muito diferentes [entre si]."

Note-se que o último 'grande' acidente que aconteceu foi na Índia, quando em junho uma aeronave se despenhou e, de acordo com o balanço mais recente, morreram 270 pessoas. A aeronave caiu minutos após descolar e, 'milagrosamente', uma pessoa sobreviveu.

Vishwash Kumar Ramesh está vivo, mas perdeu o irmão, com quem viajava. Depois do acidente, de onde saiu pelo seu próprio pé (como mostram as imagens), já fez várias declarações - assim como especialistas já explicaram como poderá ele ter sobrevivido.

Leia Também: "Inferno absoluto". Adolescente gera caos a bordo e obriga a desviar voo
 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas