Presidente do México critica lei de Trump por criminalizar migrantes

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, criticou hoje a nova lei fiscal dos Estados Unidos por considerar que criminaliza os migrantes, dado que prevê uma rubrica avultada para reforçar as fronteiras.

Claudia Sheinbaum, Presidente do México

© YURI CORTEZ/AFP via Getty Images

Lusa
04/07/2025 17:53 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

EUA

"Não concordamos que a migração deva ser tratada de um ponto de vista punitivo. A migração deve ser tratada a partir das causas estruturais, com a cooperação para o desenvolvimento", afirmou Sheinbaum durante uma conferência de imprensa.

 

A nova lei, proposta pela administração do Presidente Donald Trump, foi aprovada na quinta-feira pelo Congresso dos Estados Unidos.

A "grande e bela" lei fiscal, como o próprio Trump a apelidou, inclui novas reduções de impostos e cortes milionários nas políticas públicas, a favor de outras rubricas, como a segurança e defesa.

Nesta área, está previsto um investimento de 170.000 milhões de dólares (mais de 144.313 milhões de euros, ao câmbio atual) no reforço da fronteira, deportações e criação de centros de detenção.

Para Sheinbaum, esta perspetiva do migrante como criminoso defendida pela administração Trump é desumana e prejudicial para a própria economia dos Estados Unidos, como a própria Presidente disse ter-se apercebido após a deportação em massa de trabalhadores agrícolas.

"São boas pessoas, trabalhadores que contribuem mais para a economia dos Estados Unidos do que para a do México", afirmou, citada pela agência de notícias espanhola Europa Press.

Sheinbaum acrescentou que o Governo mexicano, em resposta, vai reforçar os programas para que os afetados possam regressar em segurança e voltar a trabalhar.

Leia Também: Juiz impede suspensão de pedidos de asilo nos EUA na fronteira com México

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas