Após 102 anos, já se pode nadar no Sena. Jogos Olímpicos? Águas passadas

Paris proibiu mergulhos no Rio Sena em 1923, mas a partir de sábado já será possível ir a banhos em três locais da capital francesa. Proibição estava em vigor devido à poluição, que causou polémicas nos Jogos Olímpicos.

rio sena

© Jerome Gilles/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
04/07/2025 19:45 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

França

Mais de um século depois de serem proibidos os mergulhos no Rio Sena, em Paris, vai voltar a ser possível nadar nestas águas, já a partir de sábado.

 

Segundo a Associated Press (AP), nadar neste rio, que atravessa a capital francesa, é ilegal desde 1923 devido à poluição.

Quem quiser mergulhar no Rio Sena vai poder fazê-lo em três locais, uma próxima da Catedral de Notre-Dame, outra perto da Torre Eiffel e um terceiro lugar mais no "Leste de Paris."

A agência de notícias dá ainda conta de que continua a ser proibido mergulhar em zonas balneares não autorizadas, por razões de segurança.

Depois do rio 'brilhar' nos Jogos Olímpicos de 2024, que se realizaram na cidade, as autoridades deram 'luz verde' para a abertura ao público, com resultados de qualidade da água consistentemente em conformidade com os regulamentos europeus.

"É um momento simbólico quando recuperamos o nosso rio", disse a treinadora desportiva e influenciadora Lucile Woodward, que participará na primeira competição amadora de águas abertas no Sena, no domingo.

A treinadora, que mergulhou no rio com a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, antes de a competição olímpica arrancar, está confiante de que esta reabertura ao público vai correr bem. "Vamos gostar de nadar, estar lá e dar o exemplo", disse ela, acrescentando que "quando as pessoas virem que, no final, há centenas de pessoas que se divertem e gostam, toda a gente vai querer ir."

Woodward acrescentou que dar uns mergulhos em família vai ser "extraordinário."

Os planos de protesto antes dos Jogos Olímpicos

Antes dos Jogos, e de a autarca de Paris mergulhar no rio para demonstrar confiança na limpeza que as autoridades estavam a realizar, houve também planos para protestar contra os gastos neste âmbito, que rondaram 1,4 mil milhões de euros do governo francês.

Os planos dos manifestantes, que se 'uniram' nas redes sociais, davam conta de que parisienses iriam defecar nas águas do rio na altura em que a autarca mergulhasse, dias antes da competição começar.

Porque é que os parisienses planearam defecar no rio Sena? Eis o motivo

Porque é que os parisienses planearam defecar no rio Sena? Eis o motivo

Domingo deveria ser a data em seria realizado o protesto, de forma a coincidir com um mergulho que a presidente da câmara de Paris faria no rio Sena para provar que a água estava limpa o suficiente para os atletas olímpicos.

Notícias ao Minuto | 20:22 - 24/06/2024

Na 'origem' deste protesto esteve um organizador anónimo, que num site incentivou a que as pessoas defecassem no rio - mas explicou depois que se tratava de "uma brincadeira". "Eles mergulharam-nos em porcaria, é a vez deles mergulharem na nossa", lia-se na página.

Um relatório publicado cerca de cinco semanas antes de os Jogos Olímpicos arrancarem mostrava altas taxas de dois tipos de bactérias fecais, incluindo E.coli, e não atendiam aos padrões estabelecidos para a competição.

Os Jogos

Note-se que pelo menos uma atleta ficou doente depois de mergulhar no Rio Sena. Claire Michel foi hospitalizada em Paris com a infeção da bactéria E.coli dias após a prova.

De forma a evitar uma nova infeção de outra atleta, a Bélgica acabou mesmo por desistir da prova de estafeta mista de triatlo.

A deteção da bactéria E.coli no Sena levou ao adiamento de treinos e provas.

Leia Também: Bandeira vermelha hasteada nas praias do Seixal devido a foco de poluição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas