Mau tempo. Mulher em estado grave após ser atingida por raio em Valência

Uma mulher ficou em estado grave, no sábado, depois de ter sido atingida por um relâmpago, em Valência. A vítima estava abrigada debaixo de uma árvore com a filha, que tem mobilidade reduzida, quando a tempestade brotou.

relâmpago, raio

© Shutterstock

Notícias ao Minuto com Lusa
13/07/2025 15:36 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Espanha

Uma mulher de 52 anos encontra-se hospitalizada em estado grave, depois de ter sido atingida por um relâmpago, no sábado, na sequência de uma tempestade que assolou Valência, em Espanha.

 

A vítima estava abrigada debaixo de uma árvore com a filha, que tem mobilidade reduzida, quando a tempestade brotou, na área de La Marina, noticiou a agência EFE.

A mulher sofreu uma paragem cardiorrespiratória, mas os meios de socorro acionados conseguiram reverter o quadro. A vítima foi, depois, transportada para o Hospital Clínico de Valência, de acordo com o mesmo meio.

A sua filha de 22 anos também foi assistida pelos serviços de emergência e levada para a mesma unidade hospitalar.

O Centro de Informação e Coordenação de Emergência (CICU) recebeu o alerta pelas 12h30 (hora local) de ontem.

A tempestade, que incluiu também queda de granizo e fortes rajadas de vento, gerou um total de 2.705 de relâmpagos na Comunidade Valenciana, segundo as informações disponibilizadas pela Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).

Aquele meio deu conta de que se registaram 1.801 relâmpagos na província de Castellón, ao passo que na província de Valência ocorreram 688. Já na província de Alicante, os dados apontaram para 216 descargas elétricas.

Saliente-se que, no mesmo dia, duas pessoas foram dadas como desaparecidas na Catalunha, no nordeste de Espanha, depois de chuvas torrenciais terem provocado inundações e interrompido a circulação ferroviária durante várias horas.

"Estamos à procura de duas pessoas em Cubelles", uma cidade de 17.000 habitantes, situada a 50 quilómetros de Barcelona, indicou o corpo de bombeiros local numa mensagem publicada na rede social X ao fim da tarde de ontem.

"De acordo com as primeiras informações, podem ter sido arrastadas pelas cheias do rio Foix", que desagua no Mediterrâneo, acrescentaram.

As chuvas torrenciais provocaram inundações, nomeadamente num hospital de Barcelona, que teve de recusar a admissão de novos doentes após um corte de eletricidade.

Duas pessoas desaparecidas após chuvas torrenciais na Catalunha

Duas pessoas desaparecidas após chuvas torrenciais na Catalunha

Duas pessoas foram hoje dadas como desaparecidas na Catalunha, no nordeste de Espanha, depois de chuvas torrenciais terem provocado inundações e interrompido a circulação ferroviária durante várias horas, segundo fonte dos bombeiros.

Lusa | 22:56 - 12/07/2025

No aeroporto de Barcelona, um avião que tinha acabado de descolar para os Estados Unidos teve de voltar para trás depois de o seu nariz ter sido danificado pelo granizo, segundo os controladores aéreos.

O mau tempo obrigou a empresa ferroviária Renfe a suspender os serviços ferroviários durante várias horas em toda a Catalunha, tanto para os comboios de alta velocidade como para os comboios regionais e suburbanos.

Mais de 70 pessoas foram atendidas pelos serviços de emergência da região, mas nenhuma em estado grave, de acordo com os serviços de emergência.

Recorde-se que, no final de outubro, a Comunidade Valenciana foi atingida por um episódio de chuvas torrenciais, que causou a morte de 227 pessoas.

As autoridades regionais foram criticadas na altura pela sua falta de preparação e de capacidade de resposta.

Leia Também: Polícias salvam mulher em paragem cardiorrespiratória num restaurante

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas