EUA. Idosa passa 14h a rastejar até casa após partir fémur em acidente

Charlene Kirby, de 75 anos, passou cerca de 14 horas a tentar rastejar até casa, depois de ter sofrido um acidente ao mover um atrelado com um veículo utilitário side-by-side.

Charlene Kirby

© KMGH

Notícias ao Minuto
12/07/2025 23:39 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Uma mulher de 75 anos passou cerca de 14 horas a tentar rastejar até casa, em McCoy, no estado norte-americano do Colorado, depois de ter sofrido um acidente ao mover um atrelado com um veículo utilitário side-by-side, no mês passado.

 

Charlene Kirby, que assumiu viver “no meio do nada”, estava a preparar o jardim para o casamento do neto no momento do incidente.

"Eu estava mesmo atrás do side-by-side e estava a puxar o reboque para o endireitar. E o side-by-side começou a descair para cima de mim. Comecei a correr para trás e depois virei-me para correr, e foi aí que caí”, contou a antiga enfermeira à afiliada da ABC News KMGH.

A idosa, que partiu o fémur, reconheceu imediatamente a gravidade da lesão devido à sua formação médica.

“Não se deve mover um fémur [partido], porque se pode cortar a artéria femoral”, disse.

Contudo, a mulher decidiu que não podia ficar ali deitada: “Comecei a puxar-me. Na minha cabeça, ia chegar a casa, ia arrastar-me para a minha cave e ligar para o 911 [equivalente ao 112], porque tenho um telefone lá em baixo."

Ainda assim, a antiga enfermeira rastejou desde as 19h00 (hora local) até às 9h00 da manhã do dia seguinte (hora local).

“Catorze horas. As pessoas perguntaram-me se rastejei como no exército, e eu respondi, ‘Não, acho que foi mais como um verme’”, recordou.

Com o nascer do sol, a mulher rezou para que o filho chegasse mais cedo do que o habitual, para regar o jardim e alimentar os bois. E, de facto, Rick antecipou-se cerca de uma hora e chamou uma ambulância.

Idoso morre atropelado ao tentar resgatar tartaruga em estrada da Florida

Idoso morre atropelado ao tentar resgatar tartaruga em estrada da Florida

O idoso, que pretendia resgatar uma tartaruga que se encontrava na estrada, foi atropelado ao atravessar a faixa de rodagem. Os condutores dos veículos envolvidos no acidente não sofreram ferimentos. Não se sabe o que aconteceu ao animal.

Notícias ao Minuto | 23:31 - 08/07/2025

"Quando o ouvi, sabia que ele ia pensar que eu estava morta, porque já não me conseguia mexer. Então, ele chegou, saiu da carrinha, e disse, ‘Mãe?’, e eu respondi, ‘Estou viva’", contou.

Charlene estava tão perto de casa que a sua cadela, Sadie, estava a choramingar na vedação da propriedade.

A idosa foi submetida a uma cirurgia à anca e à parte superior do fémur, na noite de 9 de junho. Ao fim de três semanas de reabilitação, pôde regressar a casa, a 3 de julho, mesmo a tempo do casamento do neto.

"Não sei se há uma palavra mais forte do que grata ou abençoada... Toda a gente pergunta, porquê? Como é que sobrevivi àquela noite? E eu digo: ‘Não tenho dúvidas de que foi porque Deus esteve comigo o tempo todo’”, considerou.

Apesar de tudo, a mulher não trocaria a sua vida em McCoy por nada: “É uma vida fácil? Não, não é uma vida fácil, mas é uma vida gratificante."

Leia Também: Turista alemã encontrada viva após 12 dias. Será "milagre" (e 2.º caso)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas