A operação decorreu na sexta-feira, e os detidos, três homens e duas mulheres, com idades entre 26 e 42 anos, são suspeitos de tráfico de estupefacientes e posse ilegal de armas, segundo comunicado da polícia.
O tribunal da Praia decretou prisão preventiva para um dos homens, enquanto os restantes ficaram sujeitos a proibição de saída do país e à obrigação de apresentações periódicas às autoridades.
As investigações conduzidas há vários meses pela Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), permitiram também a apreensão de drogas, armas e outros elementos com valor probatório.
Entre a droga apreendida estão quantidades de cocaína, já dividida em pequenas doses para venda, assim como canábis e haxixe.
Foram ainda confiscadas três balanças de precisão, equipamentos para acondicionamento de estupefacientes, duas pistolas artesanais, várias armas brancas, entre outros materiais relevantes para o processo.
Esta apreensão faz parte das ações regulares das autoridades cabo-verdianas no combate ao tráfico de estupefacientes, incluindo operações internacionais.
Em 2024, forças de segurança de vários países apreenderam 1,6 toneladas de cocaína em Cabo Verde, avaliadas em 50 milhões de dólares (cerca de 47,84 milhões de euros), numa operação contra o narcotráfico na África Ocidental, que ocorreu entre outubro e novembro.
Leia Também: Cabo Verde lamenta morte do pioneiro artista plástico Kiki Lima