Governo turco declara zonas de catástrofe devido a incêndios

O Governo da Turquia declarou duas províncias no oeste do país como zonas de catástrofe devido aos incêndios, enquanto novos fogos florestais deflagraram hoje na costa mediterrânica, segundo os meios de comunicação social locais.

incêndios, turquia

© Sergen Sezgin/Anadolu via Getty Images

Lusa
25/07/2025 14:09 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Turquia

Imagens da televisão turca mostraram chamas e fumo a subir em direção ao céu perto de prédios de apartamentos em Antália, zona muito frequentada por visitantes locais e estrangeiros durante os meses de verão.

 

As habitações localizadas no centro da cidade e no distrito periférico de Aksu foram evacuadas, à medida que o fogo avançava, informou a agência de notícias privada DHA.

Os bombeiros esforçaram-se para extinguir as chamas antes que os ventos fortes pudessem espalhar o fogo, que obrigou ao corte de uma importante estrada costeira.

Mais ao longo da costa, as casas na cidade de Manavgat também ficaram ameaçadas.

Os habitantes locais com mangueiras e baldes correram para ajudar os bombeiros, enquanto helicópteros e aviões combatiam as chamas. Canhões de água da polícia e camiões-cisterna municipais também foram mobilizados nos esforços de combate ao incêndio.

O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, afirmou hoje que as províncias de Izmir e de Bilecik foram declaradas "áreas de desastre que afetam a vida pública", ficando a um nível abaixo do mais grave em situações de emergência.

Entre 27 de junho e 24 de julho, os residentes de 120 bairros de todo o país foram retirados, acrescentou Yerlikaya, e mais de 12 mil trabalhadores sob a autoridade do ministério, como polícias e equipas de resgate, foram deslocados para combater os incêndios.

Numa publicação nas redes sociais, Yerlikaya informou que 311 casas foram destruídas ou gravemente danificadas durante os incêndios que têm afetado o país há cerca de um mês. Também indicou que foram instaladas 85 habitações temporárias em três províncias ocidentais para acomodar pessoas que ficaram sem casa.

A Turquia enfrenta temperaturas altas e vagas de incêndios florestais desde o final de junho. Pelo menos 13 pessoas morreram, incluindo 10 bombeiros durante o combate a um incêndio em Eskisehir, no oeste da Turquia, na quinta-feira.

Temperaturas acima dos padrões normais para a época, ventos fortes e uma situação de seca acabaram por potenciar a ocorrência de dezenas de incêndios florestais.

A leste de Antália, os incêndios deflagraram hoje em Adana e Mersin. Noutras partes do país, os bombeiros continuaram a combater incêndios em Eskisehir e na vizinha Karabuk, que já duram há vários dias.

Leia Também: Fogos de "proporções bíblicas" destroem Turquia e Chipre. As imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas