Imagens da televisão turca mostraram chamas e fumo a subir em direção ao céu perto de prédios de apartamentos em Antália, zona muito frequentada por visitantes locais e estrangeiros durante os meses de verão.
As habitações localizadas no centro da cidade e no distrito periférico de Aksu foram evacuadas, à medida que o fogo avançava, informou a agência de notícias privada DHA.
Os bombeiros esforçaram-se para extinguir as chamas antes que os ventos fortes pudessem espalhar o fogo, que obrigou ao corte de uma importante estrada costeira.
Mais ao longo da costa, as casas na cidade de Manavgat também ficaram ameaçadas.
Os habitantes locais com mangueiras e baldes correram para ajudar os bombeiros, enquanto helicópteros e aviões combatiam as chamas. Canhões de água da polícia e camiões-cisterna municipais também foram mobilizados nos esforços de combate ao incêndio.
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, afirmou hoje que as províncias de Izmir e de Bilecik foram declaradas "áreas de desastre que afetam a vida pública", ficando a um nível abaixo do mais grave em situações de emergência.
Entre 27 de junho e 24 de julho, os residentes de 120 bairros de todo o país foram retirados, acrescentou Yerlikaya, e mais de 12 mil trabalhadores sob a autoridade do ministério, como polícias e equipas de resgate, foram deslocados para combater os incêndios.
Numa publicação nas redes sociais, Yerlikaya informou que 311 casas foram destruídas ou gravemente danificadas durante os incêndios que têm afetado o país há cerca de um mês. Também indicou que foram instaladas 85 habitações temporárias em três províncias ocidentais para acomodar pessoas que ficaram sem casa.
A Turquia enfrenta temperaturas altas e vagas de incêndios florestais desde o final de junho. Pelo menos 13 pessoas morreram, incluindo 10 bombeiros durante o combate a um incêndio em Eskisehir, no oeste da Turquia, na quinta-feira.
Temperaturas acima dos padrões normais para a época, ventos fortes e uma situação de seca acabaram por potenciar a ocorrência de dezenas de incêndios florestais.
A leste de Antália, os incêndios deflagraram hoje em Adana e Mersin. Noutras partes do país, os bombeiros continuaram a combater incêndios em Eskisehir e na vizinha Karabuk, que já duram há vários dias.
Leia Também: Fogos de "proporções bíblicas" destroem Turquia e Chipre. As imagens