"Quero reiterar que os Estados Unidos reconhecem a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental e apoiam a proposta de autonomia marroquina, séria, credível e realista, como a única base para uma solução justa e duradoura deste diferendo", sublinhou Donald Trump na missiva ao monarca por ocasião da festa do Trono, que assinala o 26.º aniversário da entronização do Rei de Marrocos.
"Trabalhamos juntos para avançar nas nossas prioridades comuns em prol da paz e da segurança na região, baseando-nos nos Acordos de Abraão, combatendo o terrorismo e alargando a cooperação comercial que beneficia tanto os norte-americanos como os marroquinos", acrescentou.
O plano de autonomia foi apresentado por Marrocos em 2007 à Organização das Nações Unidas como uma solução sob a sua soberania para o Saara Ocidental, uma antiga colónia espanhola que Rabat administra em 80%, mas cuja soberania é reivindicada pela Frente Polisário, movimento político e militar criado em 1973 por estudantes saarauís pela independência do Saara Ocidental.
A proposta marroquina conta com o apoio de países como o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Bélgica e Israel, entre outros.
Leia Também: Enviado especial dos EUA esteve com familiares de reféns em Gaza