Incêndios em Espanha fazem 3.ª vítima mortal: Era um homem de 37 anos

Os fogos que lavram no país já consumiram quase 50 mil hectares do território espanhol e obrigaram à retirada de, pelo menos, nove mil moradores.

Incêndios espanha 2025

© MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Images

Carolina Pereira Soares
14/08/2025 09:18 ‧ há 2 horas por Carolina Pereira Soares

Mundo

Incêndios

Espanha registou, na manhã desta quinta-feira, a terceira vítima mortal causada pelos incêndios que lavram no país. Trata-se de um homem de 37 anos de Leão, no noroeste espanhol, diz o jornal El Mundo.

 

"Hoje, lamentamos a morte de mais uma pessoa que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios na província de Leão", escreveu o delegado provincial do Governo, Nicanor Sen, nas redes sociais.

O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, confirmou a morte na televisão pública nacional, apresentando as condolências "à família, aos colegas e a toda a sociedade".

O homem, de 37 anos, estava internado num hospital de Valladolid devido a queimaduras em 85% do corpo que sofreu enquanto combatia um incêndio em Zamora, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

O número de mortos subiu para três, após a notícia da morte em Leão de Jaime Aparicio, um homem de 36 anos que seria o voluntário que ajudava a extinguir as chamas ao lado de Abel Ramos, habitante do município de La Bañeza, em León, e que morreu na terça-feira.

A estas mortes soma-se a de um homem romeno de 50 anos que morreu com queimaduras em 98% do corpo ao tentar salvar os cavalos de uma fazenda na localidade de Tres Cantos, um subúrbio a norte de Madrid.

O governo regional disse nas últimas horas que três dos feridos internados no hospital de Valladolid permaneciam em estado crítico na Unidade de Queimados e dois na Unidade de Cuidados Intensivos, um deles em estado crítico e outro com prognóstico grave.

Espanha vive sua pior semana de incêndios florestais , que consumiram cerca de 50 mil hectares em quatro províncias - Ourense, León, Zamora e Cáceres - e estão a espalhar-se descontroladamente, com cerca de 9 mil pessoas retiradas das suas casas.

Os fogos mostram-se mais preocupantes nas zonas da Galícia, Astúrias, Castela, Zamora e Leão, onde as chamas aparentam estar descontroladas.

O ministro do Interior, que solicitou a ajuda da União Europeia na quarta-feira à noite e o envio de dois Canadair, disse que havia hoje 11 incêndios que preocupam as autoridades.

Destacou o incêndio em Zamora, onde "uma área significativa foi queimada", segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

À semelhança do que acontece em Portugal, a situação está a ser dificultada por ventos fortes e por trovoadas secas em diversas regiões do território espanhol.

Só em termos de terreno agrícola, mais de 18 mil hectares já arderam nestes incêndios. Segundo dados do consórcio de seguradoras agrícolas Agroseguro, a estimativa de indenização já chega aos 2,5 milhões de euros. Um milhão corresponde a danos em cultivos herbáceos na Catalunha, concretamente em explorações de cereais.

Leia Também: Espanha pede ajuda da UE para combater vários fogos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas