Angola gastou 374 milhões a importar combustível no segundo trimestre

Angola importou 9,4 milhões de toneladas métricas de combustível no segundo trimestre de 2025, orçadas em 438 milhões de dólares (374 milhões de euros), menos 18% em relação ao trimestre anterior, anunciou hoje fonte oficial.

Sonangol e Total com acordo para distribuição de combustíveis em Angola

© Lusa

Lusa
14/08/2025 20:26 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Angola

Segundo o diretor geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP) angolano, Luís Fernando, citado hoje pela Agência Angola Press, entre os produtos importados neste período destacam-se o gasóleo (59,6%), gasolina (25%), Jet A1 (6,7%) e petróleo iluminante (0,9%).

 

Falando na reunião de balanço dos derivados de petróleo referente ao segundo trimestre de 2025, o responsável fez saber que a capacidade de armazenagem de combustível instalada em terra é de 675,968 metros cúbicos.

Angola conta atualmente com 1.204 postos de abastecimento de combustível espalhados pelas 21 províncias do país, sendo que nos meses de abril, maio e junho estavam em operação apenas 919 postos, com a estatal Sonangol a liderar o mercado.

Neste período, o país comercializou um volume global de 1,2 milhão de toneladas métricas de combustível, representando um decréscimo de 7% em relaçao ao trimestre anterior, conforme dados do IRDP.

Leia Também: UNITA critica silêncio de João Lourenço sobre "execuções" nos tumultos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas