Líderes europeus acompanham Zelensky a Washington para encontro com Trump

A presidente da Comissão Europeia revelou que, a pedido do presidente ucraniano, irá juntar-se à reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro em Washington contará com a presença de mais líderes europeus.

Ursula Von der Leyen, Comissão Europeia, Volodymyr Zelensky, Ucrânia,

© Kay Nietfeld/picture alliance via Getty Images

Maria Gouveia
17/08/2025 11:23 ‧ há 9 horas por Maria Gouveia

Mundo

Guerra na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, este domingo, que irá acompanhar o presidente ucraniano a Washington, onde Volodymyr Zelensky se irá reunir com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

 

Von der Leyen começou por dizer que, "esta tarde, irá receber Volodymyr Zelensky em Bruxelas". Ambos participarão também na videoconferência dos aliados europeus da Ucrânia para discutirem o acordo de paz defendido por Donald Trump após seu encontro com Vladimir Putin

"A pedido do presidente Zelensky, participarei na reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã", anunciou na rede social X.

De acordo com a Sky News, juntar-se-ão à reunião, em Washington, o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

Quem são os líderes europeus que vão acompanhar Zelensky a Washington?

Quem são os líderes europeus que vão acompanhar Zelensky a Washington?

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o Presidente finlandês, Alexander Stubb, vão juntar-se ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a outros líderes europeus no encontro com o Presidente norte-americano, Donald Trump, na segunda-feira em Washington.

Lusa | 13:35 - 17/08/2025

Sublinhe-se que, no sábado, o presidente ucraniano anunciou o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a realizar-se na segunda-feira, depois de ambos terem estado durante cerca de uma hora ao telefone.

"Pretendo discutir todos os detalhes sobre o fim das mortes e da guerra com o presidente Trump em Washington na segunda-feira. Sou grato pelo convite", afirmou Zelesnsky. "É importante que os europeus estejam envolvidos em cada etapa de forma a trazer garantias de segurança fiáveis, ao lado dos Estados Unidos."

De fora da cimeira com Putin, Zelensky vai a Washington reunir com Trump

De fora da cimeira com Putin, Zelensky vai a Washington reunir com Trump

"Pretendo discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra com o presidente Trump em Washington na segunda-feira", afirmou o presidente ucraniano após ter conversado por telefone com o presidente dos EUA.

 Tomásia Sousa com Lusa | 09:03 - 16/08/2025

Donald Trump quer cimeira trilateral na sexta-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer reunir-se com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto. 

"Trump disse a Zelensky e aos outros participantes da chamada que deseja realizar uma cimeira trilateral rapidamente, já em 22 de agosto", disseram as duas fontes ao meio de comunicação norte-americano Axios.

Trump quer encontro com Putin e Zelensky já na próxima sexta-feira

Trump quer encontro com Putin e Zelensky já na próxima sexta-feira

Donald Trump terá dito a Zelensky e a outros líderes europeus que "deseja realizar uma cimeira trilateral rapidamente, já em 22 de agosto", após ter estado com Putin, no Alasca.

Márcia Guímaro Rodrigues | 23:50 - 16/08/2025

De recordar que, na sexta-feira, Donald Trump e Vladimir Putin estiveram reunidos em Anchorage, no Alasca. A reunião durou cerca de três horas e terminou com ambas as partes a destacar progressos, embora sem revelar detalhes sobre o fim do conflito na Ucrânia.

Houve tudo, só não houve acordo: Como o Alasca 'pariu' um rato

Houve tudo, só não houve acordo: Como o Alasca 'pariu' um rato

Houve palmas, aperto de mão, exibição aérea de aviões militares e até uma limusine. O encontro - o primeiro entre os dois presidentes desde 2018 - marcou o regresso de Putin aos EUA e prometia ser histórico, mas não resultou em qualquer acordo. No fim, ficou a promessa de uma nova reunião - quem sabe, em Moscovo.

Tomásia Sousa com Lusa | 09:55 - 16/08/2025

[Notícia atualizada às 12h03]

Leia Também: Ucrânia? Putin diz que discutiu com Trump paz "de forma justa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas