Egito diz que países rejeitam acolher palestinianos expulsos de Gaza

O Egito afirmou hoje que todos os países que teriam sido contactados para receber palestinianos da Faixa de Gaza rejeitaram "esses planos repreensíveis" destinados a expulsar a população do enclave, alvo de uma ofensiva israelita há 22 meses.

gaza

© Mahmoud Issa/Anadolu via Getty Images

Lusa
17/08/2025 18:52 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O Egito observa que, através dos seus contactos, países que, segundo informações, teriam concordado em receber palestinianos expressaram rejeição a esses planos repreensíveis", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio num comunicado, sem mencionar as nações com as quais manteve conversas.

 

De acordo com fontes israelitas citadas pela imprensa norte-americana na última semana, Israel estabeleceu contactos com o Sudão do Sul, Somalilândia, Etiópia, Líbia e Indonésia para receber um grande número de palestinianos de Gaza em troca de ajuda financeira.

Alguns países, como o Sudão do Sul, rejeitaram estas informações e condenaram publicamente as tentativas de Israel de deslocar à força os palestinianos.

"O Egito reitera a sua rejeição categórica de deslocamento de palestinianos e apela aos países para que não participem neste crime hediondo", é referido o comunicado, acrescentando que o Cairo tem acompanhado "com profunda preocupação os recentes relatos de consultas israelitas com alguns países para aceitar a deslocação de palestinianos".

De acordo com a nota, "isso faz parte de uma inaceitável política israelita que visa esvaziar as terras palestinianas dos seus habitantes, ocupá-las e liquidar a causa palestina".

"O Egito também afirma que não aceitará nem participará de tal deslocamento, considerando-o uma injustiça histórica sem justificativa moral ou legal. O Egito não permitirá", lê-se no comunicado, onde o Ministério pede aos países "amantes da paz que se abstenham de participar deste crime imoral".

Leia Também: "Se houver dois poderes regionais no Médio Oriente, um deve ser o Irão"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas