Pescadores querem mais fiscalização à apanha de bivalves em Aveiro

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) defendeu hoje um reforço da fiscalização na apanha de bivalves durante o período de defeso, que tem início a 15 de julho.

Barcos de recreio na Ria de Aveiro

© Lusa

Lusa
08/07/2025 11:34 ‧ há 7 horas por Lusa

País

Aveiro

De acordo com a informação daquela associação, o pedido de intensificação da fiscalização foi feito em reunião com a Unidade de Ação Costeira da GNR, sendo que a preocupação prende-se com a preservação dos recursos marinhos da ria.

 

"A APARA solicitou a intensificação da fiscalização durante o período de defeso dos bivalves, que decorrerá entre 15 de julho e 15 de agosto, de forma a garantir o cumprimento da legislação em vigor e a proteção dos 'stocks' naturais", dá conta a associação nas redes sociais.

Para a estrutura associativa dos pescadores e mariscadores da ria de Aveiro, "é essencial assegurar que o período de defeso seja respeitado por todos os operadores, contribuindo para a sustentabilidade da atividade e a valorização dos recursos da ria".

Durante o período de defeso é proibida a captura e a comercialização de quaisquer espécies de bivalves nos bancos naturais da ria de Aveiro, sendo também interdito o uso das artes destinadas à sua captura e a manutenção a bordo, descarga ou venda.

A proibição, por se tratar de um defeso biológico, abrange igualmente as atividades de pesca lúdica.

Ostras, amêijoas, berbigão e lingueirão são os bivalves que se encontram na ria de Aveiro e que fazem parte da alimentação tradicional das comunidades junto à ria.

Leia Também: Acordo de pesca UE-Canadá duplica quota de bacalhau para Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas