Há 7 urgências encerradas hoje, a maioria de Ginecologia e Obstetrícia

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, de acordo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Covid-19: SNS24 já atendeu mais de 3,670 milhões de chamadas em 2020

© Lusa

Lusa
20/07/2025 06:10 ‧ há 2 dias por Lusa

País

SNS

Segundo os dados consultados pela agência Lusa às 20h00 de sábado, no Hospital de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) vão estar encerradas a urgência pediátrica e a urgência de Ginecologia e Obstetrícia.

 

No distrito de Setúbal, fica fechado o atendimento no serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais Garcia de Horta (Almada) e São Bernardo (Setúbal).

Igualmente encerrados estarão os serviços de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Distrital de Santarém, no Hospital Infante Dom Pedro (Aveiro) e Hospital de Santo André (Leiria).

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Na sexta-feira, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse que o plano de emergência para a saúde, apresentado há um ano, estava a ter resultados, referindo que há menos urgências fechadas do que em 2024.

"Há hoje menos urgências fechadas e mais urgências abertas" e no caso da Península de Setúbal, em Obstetrícia, "até ao momento, neste mês de julho não houve nenhum encerramento", afirmou o governante, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

"Há hoje menos urgências fechadas e mais urgências abertas"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou hoje, que o plano de emergência para a saúde, apresentado há um ano, está a ter resultados, referindo que há menos urgências fechadas do que há um ano.

Lusa | 16:55 - 18/07/2025

Contudo, no dia 09 de julho, o Hospital do Barreiro (distrito de Setúbal) suspendeu o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos durante 10 dias e este fim de semana de 19 e 20 de julho a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai estar encerrada.

No caso deste hospital em concreto, em Almada, o governo espera que as urgências estejam abertas "em permanência todos os dias do ano, 24 horas por dia" a partir de setembro.

Leia Também: Nenhuma urgência obstétrica fechou este mês na região de Setúbal? É falso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas