Emigrantes recebidos com vários conselhos na fronteira de Vilar Formoso

Os emigrantes que entram hoje no país, pela fronteira de Vilar Formoso (centro), são recebidos com conselhos para evitar acidentes rodoviários, numa ação que se repete há 23 anos nos períodos de férias.

Fronteiras, Vilar Formoso, GNR,

© Gustavo Valiente/Europa Press via Getty Images

Lusa
26/07/2025 15:55 ‧ ontem por Lusa

País

Vilar Formoso

Realizada desde 2003, a iniciativa da Cap Magellan, a principal associação de jovens lusodescendentes em França, denominada "Sécur'Été 2025 -- Verão em Portugal", já é uma referência na principal porta de entrada dos emigrantes no país natal para as férias de Verão.

 

A campanha consiste em alertar os condutores para os perigos ligados ao cansaço, ao excesso de velocidade e à condução prolongada em viagens de milhares de quilómetros, desde Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça ou França.

Outra vertente é um alerta direcionado aos jovens lusodescendentes para os riscos da condução sob o efeito do álcool ou de substâncias ilícitas.

Há também o lado emotivo da chegada a Portugal.

"Temos um carinho especial por esta iniciativa. O sorriso deles quando lhes damos as boas-vindas a Portugal, ao nosso país, é recompensador", afirma Lurdes Abreu, presidente da Cap Magellan.

A jovem dirigente considera que a campanha continua a fazer sentido e tem um lema bem claro: "Estamos aqui para matar saudades do nosso país, não para nos matar a nós ou a quem viaja connosco".

Lurdes Abreu salientou que os acidentes rodoviários "acontecem e ainda mais nas viagens dos emigrantes, que são muito longas, porque há a tendência de não dar tanta atenção ao risco da fadiga, que combinado com outros, pode mesmo provocar um desastre. Basta um segundo".

A iniciativa realizada na fronteira de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, no distrito da Guarda, contou esta manhã, com a participação do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, de elementos da GNR e da Cap Magellan.

"Estou aqui para dar [aos emigrantes] as boas-vindas, desejar-lhes um bom regresso e essencialmente umas boas férias. Estamos naquele período que chamamos, com muito carinho, o "querido mês de agosto", que é o mês de regresso de milhares, de milhões, talvez, de emigrantes a Portugal e que nós queremos que venham e que se sintam bem", disse o governante à agência Lusa.

O secretário de Estado abordou vários condutores, a quem foi perguntando de onde vinham e para onde iam.

Quis também saber se a viagem tinha corrido bem e se foram descansando ao longo do trajeto.

"A ideia é transmitir-lhes uma mensagem de prudência porque muitos deles já vêm com 14 ou 15 horas de viagem consecutiva, vêm cansados e, muitas vezes, nestes últimos quilómetros há uma ansiedade muito grande de chegar a casa. Nalguns casos, o esforço é exagerado e pode haver complicações", alertou Emídio Sousa.

Autarca de Santa Maria da Feira durante 11 anos, o agora secretário de Estado das Comunidades Portuguesas encontrou vários conterrâneos que regressavam à terra natal e foi reconhecido por um deles.

"É sempre agradável reencontrar pessoas que nos conhecem", disse.

As autoridades estimaram para este fim de semana o primeiro pico de entradas de emigrantes e lusodescendentes em Portugal por via terrestre.

Devido à abertura da ligação por autoestrada da A25 à espanhola A62, em dezembro de 2021, o tráfego na zona da fronteira de Vilar Formoso já não tem a intensidade de outros anos, quando se formavam filas de alguns quilómetros.

No entanto, é esperada a passagem de cerca de 4.000 veículos por dia neste fim de semana.

A campanha "Sécur'Été 2025 -- Verão em Portugal" regressa no dia 02 de agosto, na fronteira de Vilar Formoso, na primeira área de serviço da A25, no sentido Espanha-Guarda, bem como nas fronteiras de Chaves (A24, Easytoll) e Valença.

Leia Também: Incêndios? GNR reforça patrulhamento em todo o território nacional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas