Uma cidadã agradeceu a vários agentes do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) por uma intervenção "exemplar" após o seu filho ter sido assaltado, no passado dia 4 de julho.
Numa nota de agradecimento, partilhada pela autoridade na rede social Facebook, a mulher contou que o filho foi assaltado "quando se dirigia para casa após ter estado num centro comercial".
Nessa altura, "foi abordado por um indivíduo que o agarrou pelo braço" e, "pouco depois, juntaram-se-lhe outros dois jovens, atuando os três em conjunto".
"Retiraram-no da estrada principal, levando-o para uma zona mais discreta, com arcadas entre prédios, e aí roubaram-lhe o telemóvel iPhone e os Airpods. O telemóvel foi imediatamente desbloqueado e a conta do meu filho apagada, permitindo-lhes o controlo total do equipamento. Antes de o largarem, ameaçaram-no para que não contasse nada a ninguém", explicou a cidadã.
No entanto, após conseguir libertar-se, o filho "correu até entrar numa loja de rua, onde pediu ajuda a um lojista e solicitou que ligasse para o 112".
Os agentes da polícia chegaram ao local "poucos minutos depois" e, "de forma pronta e eficiente" começaram as diligências.
Ainda no interior da viatura policial, "começou uma busca ativa pelas ruas adjacentes", com a vítima a "tentar identificar os autores do assalto" e foi possível rastrear a localização dos Airpods, que apontava "para diversas zonas de Lisboa, incluindo Benfica, Sete Rios, Avenida 5 de Outubro, Entrecampos e Campo pequeno".
Os agentes tentaram, então, chegar aos locais indicados pela localização, "apesar do trânsito intenso em plena hora de ponta" e "em permanente comunicação com colegas no terreno e com a sua esquadra, iam transmitindo a localização e descrição física dos suspeitos, o que permitiu manter uma atuação coordenada e eficaz".
A vítima acabou por reconhecer os autores do assalto "numa praça movimentada" e os agentes "pararam de imediato a viatura", correndo e intercetando "os três indivíduos, que ainda tentaram fugir".
"Graças à firme e exemplar atuação dos agentes, os suspeitos foram imobilizados com eficácia. Rapidamente, acorreram ao local vários outros agentes da PSP, que já se encontravam de sobreaviso, tendo todos contribuído para garantir a segurança e o sucesso da operação", explicou a cidadã.
Segundo a nota, os suspeitos ainda tinham os bens roubados na sua posse e foram encaminhados à esquadra.
A cidadã recordou, ainda, "um episódio ocorrido no momento da detenção dos suspeitos", em que "uma senhora que se encontrava no local começou a filmar a intervenção policial e, sem conhecer o contexto da operação, dirigiu-se aos agentes de forma desrespeitosa, questionando a legitimidade da sua atuação".
A mulher, "demonstrando uma atitude autoritária, acusou os agentes de agirem de forma desproporcional, ignorando completamente o facto de estarem a deter os autores de um assalto acabado de ocorrer".
Foi o filho quem "teve de intervir para esclarecer que era a vítima" de um crime. Ainda assim, "mesmo perante esta interpelação injustificada e fora de contexto, a PSP manteve uma postura de grande profissionalismo, o que merece o meu reconhecimento público".
"Foi graças à dedicação, competência e espírito de missão dos agentes envolvidos que foi possível garantir a segurança do meu filho, recuperar os bens roubados e deter os autores do crime", concluiu a cidadã na nota de agradecimento.
Leia Também: Homem de 35 anos detido para cumprir seis anos de prisão em Alfragide