Condições climatéricas adversas preocupam bombeiros no Douro Internacional 

O incêndio que deflagrou na tarde de sexta-feira no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na área protegida do Douro Internacional, continua hoje a preocupar os bombeiros devido às condições meteorológicas adversas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Incêndio, Oliveira do Douro, Aveiro,

© Octavio Passos/Getty Images

Lusa
16/08/2025 14:28 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Incêndios

"Vamos ter muito trabalho durante a tarde, apesar de não haver frentes propriamente ativas. Há muitos pontos quentes dispersos pela área do incêndio e com condições climatéricas muito adversas. A tarde vai trazer ventos fortes que podem trazer reacendimentos", explicou o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes da Proteção Civil, João Noel Afonso.

 

Este fogo, que começou em Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, chegou a ter três frentes ativas que se estenderam aos concelhos vizinhos de Mogadouro e Torre de Moncorvo, no mesmo distrito, tendo causado preocupação, principalmente no lugar de Martim Tirado, em Freixo de Espada à Cinta, e nas Quinta das Quebradas, em Mogadouro.

Segundo o comandante, apesar de todo o trabalho feito durante a madrugada e manhã, "não é possível dar o incêndio como consolidado".

Neste início de tarde não há povoações ou bens em perigo, indicou.

De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 13h30 estavam no terreno 278 operacionais, apoiados por 93 veículos e um meio aéreo.

A este dispositivo juntam-se seis máquinas de rasto.

Leia Também: Fogo do Parque Douro internacional com frentes ativas em três concelhos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas