"Milagre". Pedro perdeu tudo no fogo mas conseguiu salvar os animais

A história de Pedro é contada pelo IRA nas suas redes sociais. Revelaram que "as chamas destruíram completamente a casa" de Pedro na zona de Oliveira do Hospital, restando-lhe apenas os animais que conseguiram escapar ao fogo porque estavam soltos.

Pedro, Oliveira do Hospital

© Reprodução Facebook/ IRA

Maria Gouveia
16/08/2025 14:55 ‧ há 1 hora por Maria Gouveia

País

Incêndios

Pedro é um dos rostos que fica marcado pela tragédia dos incêndios que têm deflagrado no país, com maior incidência na zona Norte e Centro. O homem de Oliveira do Hospital perdeu tudo, mas conseguiu salvar os seus animais. 

 

A história é contada pela organização Intervenção e Resgate Animal (IRA) através das suas redes sociais: "Milagre é só o que podemos dizer. As chamas destruíram completamente a casa do senhor Pedro", pode ler-se na publicação.

E continua: " Lavado em lágrimas, não lhe restou mais nada senão os seus animais que escaparam por estarem soltos". 

No entanto, é destacado um momento em específico, descrevendo-o como "o verdadeiro milagre". 

A cadela de Pedro conseguiu escapar ao fogo com os "seus filhotes". "A mamã pegou nas suas crias e refugiou-se num buraco de acesso a uma mina".

"Ardeu tudo à volta, ardeu a entrada, mas os animais salvaram-se todos. Ficaram no interior da mina até à chegada das nossas equipas, até serem resgatados do seu interior", refere a publicação, que acrescenta "este é, até ao momento, o milagre do momento".

Na partilha, o IRA conta também que "o Pedro perdeu todos os seus bens materiais, mas salvou os seus animais todos mantendo-os soltos".

"E este gesto dele será, provavelmente, o que o abençoará dentro em breve", termina. 

De salientar ainda que depois de Pedro perder tudo, o IRA informou nas suas redes sociais que iria "acionar o seu fundo de emergência" para comprar uma casa pré-fabricada, tendo também disponibilizado um IBAN para quem quisesse ajudar.

"O Pedro ficou apenas com a roupa que tinha no corpo, um punhado de memórias queimadas e os animais que ama mais do que tudo. Eles escaparam das chamas, mas não escapam da necessidade: precisam de um teto, de segurança e de um lugar para recomeçar", escreveu a organização no Facebook. 

Já este domingo, o IRA anunciou que as pessoas podiam parar com os donativos porque "o Pedro vai ter uma casa".

"O IRA e todos os que nos apoiam irão oferecer uma casa modular e um abrigo para os animais ao Pedro", partilhou a organização.

Recorde-se que o incêndio florestal deflagrou na freguesia do Piódão, pelas 00h00 de quarta-feira, alegadamente provocado por uma descarga elétrica da trovoada seca que se fez sentir naquela zona. Estendeu-se depois aos municípios de Oliveira do Hospital e de Seia, este já no distrito da Guarda, entre outros concelhos.

Incêndio em Oliveira do Hospital já está dominado

O incêndio florestal que atinge o município de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, está "completamente dominado" e estão a decorrer trabalhos de rescaldo, disse este domingo uma fonte da autarquia à Lusa.

"As frentes ativas que mereciam mais preocupação e que estiveram [a preocupar] durante a noite, na zona de São Sebastião da Feira, freguesia de Penalva de Alva, e Vilela, na freguesia de Nogueira do Cravo, já foram extintas", disse.

A fonte admitiu ainda que haverá "muito trabalho pela frente na vigilância e no rescaldo" deste incêndio, que começou na quarta-feira no concelho de Arganil, no mesmo distrito, e passou para Oliveira do Hospital.

Fogo em Oliveira do Hospital dominado e sem frentes ativas

Fogo em Oliveira do Hospital dominado e sem frentes ativas

O incêndio florestal que atinge o município de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, está "completamente dominado" e estão a decorrer trabalhos de rescaldo, disse hoje uma fonte da autarquia.

Lusa | 11:46 - 16/08/2025

Leia Também: Fogos consumiram já 139 mil hectares, 17 vezes a área ardida em 2024

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas