Leopardo de ouro para 'Duas Estações, dois estranhos' de Sho Miyake

O filme 'Duas estações, dois estranhos', do japonês Sho Miyake, venceu o leopardo de ouro do 78.º Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, foi hoje anunciado.

Sho Miyake

© Getty Images

Lusa
16/08/2025 16:37 ‧ há 9 horas por Lusa

Cultura

Locarno

Escrito e dirigido por Sho Miyake, o filme é um drama japonês de 2025, baseado na obra 'Mr. Ben and His Iglu, A View of the Seaside', de Yoshiharu Tsuge, que acompanha a história de duas pessoas que se encontram à beira-mar.

 

Sho Miyake sagra-se assim o quarto vencedor japonês do mais importante prémio na história do festival que ocorre anualmente na cidade de Locarno (Suíça italiana).

Nesta edição, o festival distinguiu ainda 'White Snail', de Elsa Kremser e Levin Peter, com o prémio especial do júri, enquanto o leopardo de melhor direção foi para Abbas Fahdel, por 'Tales of the Wounded Land'.

Os dois prémios de melhor atuação foram atribuídos, respetivamente, a Manuela Martelli e Ana Marija Veselcic, por 'Bog nece pomoci' (Deus Não Ajudará), de Hana Jusic, e a Marya Imbro e Mikhail Senkov, estrelas de 'White Snail'.

O leopardo de ouro no concurso de cineastas revelação foi atribuído a 'Cabelo, Papel, Água...', de Nicolas Graux e Truong Minh Quý.

Portugal participou no festival com o filme 'As estações', da realizadora francesa (a viver em Lisboa) Maureen Fazendeiro, uma longa-metragem filmada no Alentejo.

A obra esteve a competir, além do prémio principal, ao leopardo verde, prémio que distingue as produções que ponham o foco nos ecossistemas.

Os 11 dias de festival ficaram este ano, mais uma vez, marcados por "cinemas lotados, momentos marcantes e encontros duradouros", considerou a organização num comunicado em que destaca as presenças da atriz e escritora britânica Emma Thompson, Jackie Chan, Willem Dafoe, o franco-iraniano Golshifteh Farahani, o roteirista e diretor vencedor de um oscar Alexander Payne, a figurinista Milena Canonero e a estrela asiático-americana Lucy Liu, entre outros.

Com 224 filmes, 101 estreias mundiais e mais de 300 exibições, o festival transformou os cinemas de Locarno numa montra do melhor do cinema mundial e revelou, segundo a organização "a vitalidade e a diversidade formal da produção cinematográfica suíça e internacional, colocando em diálogo uma gama extraordinária de obras".

A edição 79 do festival vai decorrer entre os dias 05 e 15 de agosto de 2026.

Leia Também: Rasoulof vence Prémio Cidade de Paz do Festival de Cinema de Locarno

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas