Morreu, esta quinta-feira, a antiga deputada do CDS Teresa Caeiro, avança o Expresso. Já o Jornal de Notícias adianta ainda que a antiga parlamentar foi encontrada sem vida em casa pelo filho.
A antiga deputada, que assumiu também o papel de vice-presidente da Assembleia da República entre 2011 e 2019, tinha-se desfiliado do partido há três semanas, manifestando desacordo com o caminho que a liderança do partido estava a seguir.
Há pouco mais de uma semana, Teresa Caeiro tinha também demonstrado o seu apoio à candidatura presidencial de Luís Marques Mendes.
Numa publicação no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa prestou homenagem à ex-deputada. "O Presidente da República lamenta profundamente o desaparecimento precoce de Teresa Caeiro, antiga Vice-Presidente da Assembleia da República, Secretária de Estado, Deputada e Governadora Civil de Lisboa. Teresa Caeiro deixa uma enorme saudade do seu contributo ao serviço do país e do trato sempre afável", lê-se no comunicado, no qual são ainda enviadas as condolências à família.
Na SIC Notícias, o deputado do CDS João Almeida recordou a antiga deputada, que "durante anos serviu publicamente em inúmeras funções, e que se bateu sempre de uma forma elevada por áreas sociais, onde deixou um testemunho muito grande."
Também o presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, deixou uma palavra numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter). "A morte da Teresa Caeiro deixa-me muito triste. Tive muitos debates com ela na TV. Era educada e inteligente, uma verdadeira democrata. Democrata-cristã. Tinha saído do CDS há poucos dias. Foi seguramente um momento difícil. Mas merece a minha homenagem. Até sempre, Teresa", lê-se.
A morte da Teresa Caeiro deixa-me muito triste. Tive muitos debates com ela na TV. Era educada e inteligente, uma verdadeira democrata. Democrata-cristã. Tinha saído do CDS há poucos dias. Foi seguramente um momento difícil. Mas merece a minha homenagem. Até sempre Teresa.
— Eurico BRILHANTE DIAS (@BrilhanteDias) August 14, 2025
Também o comentador Daniel Oliveira recorreu às redes sociais para prestar homenagem à antiga 'vice' da Assembleia. "A Teggy era uma querida amiga, a Teresa Caeiro uma mulher de princípios. Vou ter saudades de tudo, a começar pelo imenso sentido de humor", escreveu.
Ruído, Deixem o Pimba em Paz, Como é que o bicho mexe? O humor serve para mais do que rir? Qual é, afinal, a função social, política e cultural do humor? Tem de ter uma? No Perguntar Não Ofende de hoje, recebemos Bruno Nogueira, humorista e ator.https://t.co/LHTJbz3gD1 pic.twitter.com/cNyJ74Im6G
— Daniel Oliveira (@danielolivalx) July 21, 2025
Teresa Caeiro foi eleita deputada pela primeira vez em 2002 e, no ano seguinte, integrou o Executivo de Durão Barroso como secretária de Estado da Segurança Social, e, posteriormente, o de Pedro Santana Lopes.
Após sair do Parlamento, trabalhou como jurista na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
[Notícia atualizada às 23h55]
Leia Também: "Faltou à verdade" sobre Canadair? Melo defende-se: "Compra quem paga"