Carneiro defende excedente orçamental aplicado ao IVA zero nos alimentos

O secretário-geral do PS defendeu hoje que o primeiro-ministro deve canalizar o excedente orçamental para o IVA zero no cabaz de bens alimentares essenciais, dando resposta ao aumento do custo de vida das famílias.

José Luís Carneiro

© PS/ José António Rodrigues

Lusa
14/08/2025 23:49 ‧ há 3 horas por Lusa

Política

Partido Socialista

"Em relação à redução do IRC e do 'superavit', o que digo ao primeiro-ministro é que coloque esse superavit no IVA zero para os bens alimentares, nomeadamente para o cabaz dos bens alimentares essenciais, porque o custo de vida das famílias portuguesas foi o que mais aumentou em todos os países da OCDE no primeiro trimestre deste ano", afirmou José Luís Carneiro, em declarações aos jornalistas em Paredes de Coura.

 

Questionado sobre a saúde das contas públicas, Carneiro disse que o governo devia "reconhecer que foi um grande trabalho desenvolvido pelos governos do PS".

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, previu hoje que o país vai voltar a ter um excedente orçamental no final do ano, afirmando que a economia está a ter um "bom desempenho" e vai surpreender "muitos pessimistas".

"Eu não tenho dúvidas de que vamos chegar ao final do ano e vamos ter novamente um 'superavit' nas contas públicas, vamos novamente poder dizer que baixámos o IRS a meio do ano, que aumentámos o complemento solidário para idosos, que demos um suplemento extraordinário aos pensionistas até 1.567,50 euros e, mesmo assim, cumprimos a meta relativamente ao equilíbrio das contas públicas", afirmou Luís Montenegro, num discurso na Festa do Pontal, no Calçadão da Quarteira, no Algarve.

Leia Também: "Faltou à verdade" sobre Canadair? Melo defende-se: "Compra quem paga"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas