O jogador, natural de Thiès, no Senegal, também tem nacionalidade espanhola, e na temporada passada atuou ao serviço do Guingamp, na segunda divisão gaulesa, tendo feito 16 jogos, dois golos e duas assistências.
Junior Mendes iniciou o seu percurso como sénior no Stade Poitevin FC, de França, passando depois pelo Laval, do segundo escalão gaulês, e pelo Jeunesse Esch, do Luxemburgo, onde assinou sete golos em 14 jogos. As boas prestações renderam-lhe uma transferência para o histórico Guingamp.
Em declarações divulgadas no site oficial dos ribatejanos, Junior Mendes congratulou-se com a mudança para o Alverca: "É um reconhecimento do meu trabalho e dedicação. É uma honra enorme representar este clube num campeonato tão competitivo como a I Liga portuguesa".
Depois do ponta-de-lança Tiago Leite (ex-Fafe), do médio Gian Franco Cabezas (ex-Deportivo de Cali), do defesa Isaac James (ex-Lorient) e do extremo belga Cédric Nuozzi (ex-Genk), o atacante Junior Mendes é o quinto reforço do Alverca, que será orientado pelo técnico Custódio Castro, no regresso dos ribatejanos à I Liga, 21 anos depois.
Leia Também: Oficial: Nais Djouahra é o novo reforço do Arouca