O Benfica é o último dos três 'grandes' a dar o pontapé de saída na temporada futebolística 2025/26. As portas do Seixal reabram na manhã desta segunda-feira, sendo que a agenda das águias contempla exames médicos e uma sessão de readaptação ao esforço, duas semanas depois do afastamento nos oitavos de final do renovado Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, com uma derrota diante dos ingleses do Chelsea - que viria a ser o grande vencedor da competição.
Com Bruno Lage a manter-se no comando técnico do conjunto lisboeta, as grandes mexidas começaram pela estrutura. Os encarnados reabrem a oficina com um novo diretor-geral para o futebol profissional. Mário Branco rendeu Lourenço Pereira Coelho e é novo homem forte na estrutura da equipa principal.
Empenhada na remodelação do plantel e em dar mais armas a Bruno Lage para que este consiga levar o Benfica à conquista de títulos na nova temporada, a SAD liderada por Rui Costa tem procedido a diversas mexidas em relação à equipa que foi segunda classificada na I Liga na época transata.
A principal saída foi mesmo a de Orkun Kokçu. Depois de um episódio muito polémico com Bruno Lage no Mundial de Clubes, o médio foi emprestado ao Besiktas, num negócio que conta com uma cláusula de compra obrigatória. O turco não voltará a vestir a camisola das águias e vai juntar-se a outros ex-Benfica, como Rafa Silva e João Mário.
Ainda no que toca a saídas, o Benfica tem estado a 'despachar' atletas que não entram nas contas para a presente temporada desportiva. David Jurásek, Soualiho Meité e ainda Di María são nomes que não constaram nos eleitos de Bruno Lage. O mesmo caminho deverá seguir Álvaro Carreras nos próximos dias. O espanhol tem quase tudo acertado para rumar ao Real Madrid e será uma questão de horas até ser confirmado como reforço dos blancos.
Renato Sanches, Andrea Belotti e Zeki Amdouni viram os seus contratos de empréstimo terminarem e não vão pisar a Luz na nova temporada. Nas últimas semanas falou-se de um novo regresso de Sanches, outra vez através de uma cedência, mas as movimentações de mercado do Benfica apontam noutro sentido.
Mas as saídas não deverão ficar por aqui. António Silva e Tomás Araújo são dois nomes com mercado e também podem despedir-se da Luz nas próximas semanas. O mesmo pode acontecer com Florentino Luís, que tem sido fortemente apontado ao futebol italiano. Bruma, Kerem Akturkoglu e Andreas Schjelderup são outros jogadores que têm gerado interesse e que o Benfica poderá vender mediante um preço que considere justo.
No que diz respeito a entradas, os vice-campeões nacionais confirmaram dois reforços, sendo que um deles até já não é desconhecido. O Benfica exerceu a cláusula de opção de compra e ficou com Samuel Dahl em definitivo. Nos últimos dias foi também confirmado o espanhol Rafael Obrador, que é o substituto de Carreras no lado esquerdo da defesa.
À porta da Luz está Amar Dedic, que será reforço para o lado direito da defesa. E há também outros nomes que se encontram a ser negociados. Thiago Almada é, porventura, o jogador que está mais perto de assinar contrato com os encarnados. A suposta entrada em cena do Atlético de Madrid pelo argentino poderá levar os encarnados a acelerar o dossiê.
Enzo Barrenechea também poderá chegar para reforçar o meio-campo do Benfica, depois de uma época positiva ao serviço dos espanhóis do Valencia. Em cima da mesa está ainda João Félix, que obrigará a uma negociação mais complicada com o Chelsea. O acordo com o avançado está selado há algum tempo, mas os londrinos exigem uma verba elevada para os cofres encarnados para se desfazerem do internacional português.
Estas serão, por isso, duas semanas de muito trabalho antes de um mês de agosto que será escaldante. Para 31 de julho está marcado o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira com o Sporting, no Estádio do Algarve, e logo a seguir as águias jogarão a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões a 5 e 6 de agosto (1.ª mão) e 12 de agosto (2.ª mão).
Mas o longo mês de agosto não termina por aqui para os lisboetas. O playoff da Champions está agendado para 19 e 20 de agosto (1.ª mão) e 26 e 27 (2.ª mão). E o pontapé de saída no campeonato acontecerá uma semana depois da Supertaça, a 9/10 de agosto. É, por isso, tempo de apertar o cinto na Luz e preparar um verão que traz uma verdadeira revolução.
Leia Também: Ainda nem chegou ao Benfica e já deixou aviso: "Mercado limitado"