Com as eleições na Luz a estarem a aproximar-se a passos largos, tem sido muito discutida a probabilidade de Luís Filipe Vieira apresentar a sua candidatura à presidência do Benfica, ainda mais após os rumores acerca da sua possível escolha para comandar a equipas das águias na eventualidade de ser reeleito.
Em declarações em exclusivo ao Desporto ao Minuto, o antigo vice-presidente do Benfica José Manuel Capristano abordou a possibilidade de Sérgio Conceição ser o treinador escolhido por Luís Filipe Vieira, no caso de este último vencer as próximas eleições do clube encarnado, e mostrou-se totalmente contra, lembrando o passado do técnico no rival FC Porto.
Vieira vai mesmo a eleições?
"Luís Filipe Vieira tem todas as condições para se candidatar a presidente do Benfica, tem as quotas em dia. É arguido de muita coisa, mas ainda não foi condenado de nada", começou por dizer o ex-dirigente encarnado.
Acerca do tema maior desta semana, não escondeu a sua insatisfação e surpresa face à alegada escolha de Luís Filipe Vieira para treinador caso vença as eleições do próximo mês de outubro.
"Se tem condições após a forma como saiu do cargo? Isso é outro problema. Mas o maior problema é que, a escolha que dizem que Luís Filipe Vieira fez para ser treinador do Benfica, é um tiro no pé. Embora seja verdade que Sérgio Conceição seja um bom treinador e não estando em causa o seu profissionalismo, o ódio figadal que destilava ao Benfica leva-me a dizer que, nesta matéria, Luís Filipe Vieira foi muito mal aconselhado", analisou José Manuel Capristano.
Memória dos benfiquistas não pode ser curta
"Aquilo que eu, e seguramente muitos benfiquistas, não perdoarão, é o facto de ele ter optado por um homem que realmente não é um vulgar indivíduo para o Benfica. As pessoas não podem ter memória curta! O Benfica era o animal de estimação para o senhor Sérgio Conceição. É um autêntico tiro no pé!", confessou.
Ainda assim, o antigo vice-presidente do clube da Luz não descarta a recandidatura de Luís Filipe Vieira ao cargo máximo do emblema encarnado, de onde saiu depois de ter sido substituído interinamente por Rui Costa, aquando da detenção em 2021, na sequência da Operação Cartão Vermelho. Em outubro desse ano, o antigo internacional português acabaria mesmo por ser eleito pelos sócios como novo presidente do Benfica
"Acho que Luís Filipe Vieira tem todas as condições para apresentar a candidatura à presidência. Isto por duas razões. Primeiro, porque é sócio. Segundo, porque já foi presidente do Benfica durante 18 anos e deixou a 'obra' que está à vista de todos. Não só o Estádio da Luz, como todo o seu complexo, com as piscinas, os ginásios, como a BTV e depois o Seixal também. Não vejo qualquer razão para que ele não seja candidato. Tem toda a legitimidade para o fazer, na minha opinião", atirou.
"Evidentemente haverá muitas pessoas que irão votar no senhor Luís Filipe Vieira. Mas muitos sócios do Benfica têm tanto amor a Sérgio Conceição como Sérgio Conceição tem ao Benfica e não lhe perdoarão esta tomada de decisão. Ver Sérgio Conceição no Benfica, tanto para portistas como para benfiquistas, é antinatura. Se queremos viver o presente e olhar para o futuro, não nos podemos esquecer do passado e o passado de Sérgio Conceição com o Benfica é desastroso. Não é um treinador normal. Treinadores normais há muitos, são quase todos. Agora, é bom não esquecer e ter memória curta do amor que ele tinha ao Benfica, que era um autêntico desamor, uma coisa horrível. Destilava o ódio!", concluiu.
Quanto à força que os restantes candidatos poderão ganhar com estes rumores, José Manuel Capristano é claro na sua opinião: "Por essa razão, todos podem ganhar força em relação a Luís Filipe Vieira. Mas ele tem muita força, tem muita gente atrás dele. Foi muito mal aconselhado. Tenho pena, mas foi muito mal aconselhado", confirmou.
Leia Também: Sérgio Conceição no Benfica? Luís Filipe Vieira já gera controvérsia