Samuel Portugal está de saída do FC Porto para reforçar os sauditas do Al Akhdoud, anunciou, esta sexta-feira, o clube português em comunicado oficial.
O guarda-redes brasileiro, de 31 anos, despediu-se do FC Porto sem ter somado qualquer jogo oficial pela equipa principal. Recorde-se que este chegou ao clube na época 2022/23 proveniente do Portimonense.
Ao longo das últimas temporadas, Samuel Portugal- dez jogos pela equipa B- esteve na sombra de Cláudio Ramos e Diogo Costa, este último dono absoluto da baliza azul e branca e da seleção nacional.
Leia o comunicado do FC Porto na íntegra
"O FC Porto e o Al Akhdoud Saudi Club chegaram a acordo para a cedência, a título de empréstimo válido até 30 de junho de 2026, dos direitos de inscrição desportiva de Samuel Portugal. O acordo inclui uma taxa de empréstimo de 250 mil dólares (215 mil euros) e uma opção de compra de 2 milhões de dólares (1,7 milhões de euros). O FC Porto declara que esta cedência não contou com qualquer intervenção de intermediação. O FC Porto deseja as maiores felicidades a Samuel Portugal nesta nova etapa da carreira", pode ler-se na nota oficial emitida.
O presidente dos dragões, André Villas-Boas, já anunciou que o plantel irá sofrer várias mudanças em relação à época passada, marcada pelo fracasso desportivo, culminado com o 3.º lugar na última edição da I Liga atrás de Benfica do bicampeão Sporting.
Neste momento, são poucos os jogadores que têm lugar assegurado no plantel às ordens do técnico italiano Francesco Farioli. O setor da baliza parece ser o único já fechado, dado que Diogo Costa, Cláudio Ramos e o recém-contratado João Costa, ex-Estrela da Amadora, dão garantias.
Nos restantes setores, há dúvidas. O extremo Gonçalo Borges é o próximo a estar na porta da saída. A imprensa desportiva já dá como certo que o internacional sub-21 português está de 'malas aviadas' rumo ao Feyenoord, depois de ambos os clubes terem alcançado um acordo que contempla uma vertente fixa, na ordem dos nove milhões de euros, e uma variável, de dois milhões de euros, que ficará dependente do cumprimento de objetivos.
Há ainda a eminente transferência de Francisco Conceição para a Juventus, a troco de 32 milhões de euros, após um empréstimo que rendeu ao FC Porto dez milhões de euros.
No que toca à entradas, para já, chegaram ao Dragão Gabri Veiga (comprado ao Al-Ahli Jeddah, por 15 milhões de euros), Borja Sainz (adquirido ao Norwich City, por 13,3 milhões de euros), Dominik Prpic (contratado ao Hajduk Split, por 4,5 milhões de euros) e João Costa (proveniente do Estrela da Amadora). A permanência de Nehuén Pérez, defesa-central com o qual contaram, na passada época, a título de empréstimo, motivou o pagamento de um valor próximo dos 13 milhões de euros junto da Udinese.
Leia Também: "Francisco Conceição tinha de ser reintegrado no plantel do FC Porto"