João Virgínia já tem acordo para voltar ao Sporting, adiantou o jornal Record e confirmou o Desporto ao Minuto. Atualmente sem clube e livre no mercado, o guardião português de 25 anos prepara-se para voltar a Alvalade, depois de uma passagem em 2021/22, onde foi a jogo por oito ocasiões.
No entanto, e apesar de estar tudo já alinhado entre as partes, a assinatura de contrato apenas acontecerá assim que estiver consumada a saída de Franco Israel para os italianos do Torino.
Nessa altura, a SAD do Sporting irá encaixar qualquer coisa como cinco milhões de euros e ficará ainda com uma percentagem de uma futura venda, sendo que a Juventus também tem parte do passe (10%).
Em sentido inverso, João Virgínia regressa a Alvalade para ficar e agarrar o segundo lugar da hierarquia de uma baliza entregue às mãos de Rui Silva. Em outubro de 2022, o guardião português havia confessado o desejo de ter ficado mais tempo no Sporting, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.
"O meu objetivo era estar no Sporting o maior tempo possível, coisa que não aconteceu no final da época por negociações que não têm nada a ver comigo. Mas senti que tinha de embarcar num caminho novo para mim, estar uma inteira como titular e acabou por aparecer a vaga no Cambuur. Foi outro passo certo. Não continuei no Sporting nesta fase, mas, no futuro, mesmo uma passagem por Portugal. Quem sabe...", admitia, naquela altura, João Virgínia.
Refira-se que João Virginia pode, assim, reencontrar alguns dos antigos colegas de equipa com quem se cruzou na primeira passagem pelo Sporting, tais como Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Nuno Santos, tendo deixado elogios ao ambiente de balneário que encontrou.
"Senti uma grande energia positiva da equipa técnica e dos jogadores, um ambiente de trabalho dos melhores que já encontrei, vários jogadores jovens, uma equipa que gosta muito de jogar futebol, um treinador que tem boas ideias. Foi um ano que passou muito rápido e a luta pelo título foi importante para mim. Toda a gente que passou pelo Sporting nos últimos dois anos diz o mesmo", explicara o guardião nascido em Faro, na mesma entrevista concedida ao Desporto ao Minuto em outubro de 2022.
Formação no Benfica e passagem por Inglaterra
João Virgínia passou grande parte da carreira em Inglaterra, para onde se mudou com apenas 16 anos, oriundo da formação do Benfica e com destino às camadas jovens do Arsenal. Passou, ainda, pelo Reading a título de empréstimo já quando estava nos quadros do Everton, com quem terminou contrato no final da última época.
[Notícia atualizada às 11h26]
Leia Também: Sporting já decidiu e vai mesmo comprar totalidade do passe de Catamo