O FC Porto realizou, na manhã deste sábado, mais uma sessão de treino tendo em vista o jogo de domingo contra o Atlético de Madrid, no Estádio do Dragão, que servirá de apresentação aos sócios e adeptos do conjunto azul e branco.
A principal nota da sessão de trabalho liderada por Francesco Farioli foi a ausência de Francisco Moura, que continua entregue ao departamento médico dos dragões. O defesa-esquerdo português prosseguiu o tratamento à lesão no ligamento colateral interno do joelho esquerdo e realizou trabalho de ginásio. Está, por isso, em dúvida para o jogo ante os colchoneros.
Ausentes estiveram ainda André Oliveira, Diogo Fernandes e Gabriel Brás, que não estiveram à disposição do treinador italiano por ter sido opção no FC Porto B.
A propósito deste encontro da formação secundária, o FC Porto B triunfou, na manhã deste sábado, diante do Pontevedra, por 2-1, num jogo-treino que aconteceu no âmbito do estágio de pré-temporada em Melgaço.
João Brandão aproveitou o ensaio para rodar o plantel, utilizando 17 jogadores. Gonçalo Ribeiro, Martim Chelmik, António Ribeiro, Luís Gomes, Mamadu Queta, Kaio Henrique, Bernardo Lima, Kauê, Tiago Silva, João Teixeira, Dennis Konney, Gil Martins, Mateus Mide, Gonçalo Sousa, Ángel Alarcón, Anhá Candé e Leonardo Vonić foram opção na formação secundária dos azuis e brancos.
No que diz respeito aos marcadores, Anhá Candé abriu o marcador aos 77 minutos, e Kauê Rodrigues, reforço de verão do FC Porto B que chegou do Botafogo, selou o triunfo dos dragões, ao minuto 90, de grande penalidade. Rui Monteiro (treino condicionado) e Gonçalo Silva (tratamento) permaneceram no boletim clínico.
Gabri Veiga pode ser opção com o Atlético
Quem poderá ser utilizado por Francesco Farioli no jogo de domingo contra o Atlético de Madrid é o espanhol Gabri Veiga. O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, na sexta-feira, que o jogador do FC Porto, foi punido com um jogo de castigo na sequência da expulsão frente ao Twente, no jogo de preparação do último domingo.
Para além disso, o médio espanhol, que chegou neste mercado de transferências de verão ao emblema da cidade Invicta, terá também de pagar uma multa de 612 euros por "tentar agredir adversário com jogo interrompido", conforme descrito no relatório do árbitro, sustentado por imagens recolhidas por operador televisivo.
Este é, no entanto, um castigo que Gabri Veiga já cumpriu. Com o objetivo de 'limpar' esta sanção, o FC Porto realizou um jogo-treino contra o Famalicão, na quarta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Vítor Lopes (AF Viana do Castelo).
Gabri Veiga não foi opção diante dos famalicenses, pelo que o camisola 10 dos dragões vai estar apto a participar no jogo de apresentação com o Atlético de Madrid, no domingo, e na estreia no campeonato, ante o Vitória SC, no próximo dia 9 de agosto.
A equipa principal do FC Porto volta a treinar na manhã de domingo, no Olival. Mais tarde, a a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), os dragões defrontam o Atlético Madrid, naquele que será o último jogo de pré-temporada dos portistas, antes do arranque oficial da época 2025/26 que será contra o Vitória SC a 9 de agosto.
Leia Também: Rúben Neves quer regressar ao FC Porto e ser campeão: "Objetivo de vida"