A vida do Nice não está fácil. Depois da derrota caseira diante do Benfica, na passada quarta-feira, o conjunto francês viaja hoje para Lisboa, onde irá defrontar o clube da Luz, em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Até aqui tudo normal, dado que ainda faltam 90 minutos (ou mais se o empate for alcançado) para o fecho da eliminatória. Mas o balneário do conjunto do sul de França está a 'ferro e fogo' por causa de um jogador às ordens de Franck Haise.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo no Estádio da Luz, o treinador do Nice revelou que o polivalente médio (também joga a defesa central) Pablo Rosario está fora dos convocados dos franceses para a deslocação ao Estádio da Luz.
O jogador dos Países Baixos, e também de nacionalidade dominicana, recusou jogar contra o Benfica por ter vários convites para deixar o Nice no presente mercado de transferências deste verão. Um dos convites é... do FC Porto, que há semanas já tinha sido colocado na rota do antigo jogador do PSV.
" O Pablo [Rosario] está prestes a sair e não quer jogar com o Benfica. Eu já sabia desde a primeira mão que ele não tinha muita vontade de correr riscos durante uma janela de transferências", atirou Franck Haise, numa referência ao facto do jogador, no jogo da primeira-mão da terceira eliminatória da Liga dos Campeões, não ter saído do banco de suplentes.
"Há interesses de outros clubes e nesta fase é difícil lutar contra isso. Tem-se falado no Paris FC, no FC Porto... Fico feliz se o futuro dele se resolver, mas ainda é jogador do Nice", prosseguiu o treinador francês.
O treinador do Nice deixou ainda grandes críticas à calendarização da janela de mercado do verão, sublinhando que a mesma deve ser encerrada antes do início das competições.
"Enquanto as datas da janela de transferências não mudarem e não começarmos a competição com datas fechadas, sempre teremos este tipo de situações. Mas isto não é a primeira vez que passamos por isto. Conversei com o Pablo, porque ele também conhece a situação do plantel: estamos com poucos jogadores, com muitas lesões da época passada e da pré-época", finalizou.
Interesse do FC Porto não é novo
Há cerca de um mês, o jornal O Jogo sublinhou que Francesco Farioli pediu a chegada de não só de Pablo Rosario, como também de Kenneth Taylor. O treinador italiano trabalhou com o internacional dominicano, no Nice, na temporada 2023/24, tal como trabalhou com o neerlandês, no Ajax, em 2024/25, e acredita que ambos seriam capazes de formar uma dupla de respeito, no centro do terreno azul e branco.
Para já, não há negociações em vista entre ambos os clubes, particularmente, devido aos elevados valores exigidos pelos quartos classificados da passada edição da Ligue 1, por um jogador que só tem contrato válido até junho do próximo ano de 2026.
Natural de Amesterdão, Pablo Rosario cumpriu formação no Ajax, antes de somar passagens por Almere City, PSV e, finalmente, Nice, clube ao qual chegou no verão de 2021, a troco de uma verba na ordem dos seis milhões de euros.
Pablo Rosario, refira-se, não jogou durante a pré-temporada. Sem Morgan Sanson e Tanguy Ndombele lesionados, Boudaoui, Louchet e Couilably são as opções para o meio-campo dos franceses para o jogo de terça-feira em Lisboa.
Leia Também: FC Porto prepara nova homenagem a Jorge Costa no Estádio do Dragão