"Autêntico escândalo". Falta de silêncio por Diogo Jota choca Inglaterra

Minuto de silêncio de homenagem a Diogo Jota, que morreu no passado dia 3 de julho, não foi respeitado pelos adeptos na Supertaça de Inglaterra. Há quem peça ao Crystal Palace para identificar adeptos.

Liverpool and Crystal Palace stand during a minute silence in memory of Liverpool's Diogo Jota before the FA Community Shield match at Wembley Stadium, London. Picture date: Sunday August 10, 2025. (Photo by John Walton/PA Images via Getty Images)

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
11/08/2025 09:05 ‧ há 8 horas por Francisco Amaral Santos

Desporto

Diogo Jota

A polémica está instalada em Inglaterra por conta da falta de silêncio na hora de homenagear Diogo Jota antes do pontapé de saída na Supertaça de Inglaterra. Liverpool e Crystal Palace mediram forças em Wembley na tarde de domingo, com os eagles a conseguirem assegurar, de forma surpreendente, mais um troféu, após o desempate por grandes penalidades, mas o desrespeito demonstrado por uma minoria de adeptos continua a dar que falar. 

 

Esta segunda-feira,  Ally McCois, antigo jogador e treinador escocês, revelou-se chocado com aquilo que testemunhara em Wembley, pedindo ao Crystal Palace que identifique os adeptos que não respeitaram a memória de Diogo Jota. 

"Deviam descobrir quem são. Há câmaras por todo o lado. Descubram o nome deles e envergonhem-nos. Isto vai além do futebol. Vai além de qualquer coisa", começou por lamentar Ally McCoist, na antena da talkSPORT, prosseguindo. 

"Acho angustiante que alguém faça algo como isto. É um autêntico escândalo. Estávamos sentados com os headphones para comentar o jogo e, sim, pudemos ouvir. Eu e o [Darren] Fletcher olhámos um para o outro e abanámos a cabeça. Foi embaraçoso para o jogo. Uma vergonha, mais do que qualquer coisa. Não podemos defender isto. É indefensável. É chocante", apontou o antigo treinador escocês que assume agora funções de comentador. 

Liverpool dividido 

O momento também não passou ao lado dos jogadores. Assim que se percebeu que o minuto de silêncio por Diogo Jota - e também pelo irmão, André Silva - não estava a ser respeitado, alguns jogadores do Liverpool não esconderam o incómodo, como foi o caso de Mohamed Salah. 

No entanto, foi o capitão Virgil van Dijk quem verbalizou a tristeza pela falta de respeito perante o companheiro de equipa que perdera tão recentemente. 

"Sim, estou desiludido. É a única coisa que posso dizer. Não sei quem o fez, mas muita gente tentou calar, mas obviamente isso não ajudou. É o que é. Não podes controlar tantos adeptos. Quantos estiveram aqui hoje? 80 mil? Portanto, sim, estou desiludido por ouvir aquilo. Mas se estas pessoas vão para casa felizes consigo próprias, então...", criticou o capitão dos reds. 

Por seu lado, Arne Slot preferiu desvalorizar o caso, acreditando que o desrespeito pelo minuto de silêncio não foi uma atitude premeditada por parte dos adeptos do Crystal Palace. 

"Não acho que tenha sido planeado e que algum adepto tenha tido a ideia de fazer barulho. Talvez não estivessem atentos ao facto de ser um minuto de silêncio. Estavam apenas felizes e a tentar puxar pela sua equipa. E penso que foram os adeptos do Palace que tentaram acalmar estas pessoas. Não acho que tenham tido uma má intenção. E depois os nossos adeptos reagiram ao estilo: 'O que é que se passa aqui?", começou por dizer o treinador do Liverpool, apontando para a grande homenagem que se espera em Anfield. 

"Não acho acho que tenha sido feito com má intenção, porque os adeptos do Crystal Palace e de todo o mundo mostraram grande respeito pelo Diogo Jota e pelo André. Não consigo encontrar as melhores palavras, mas não acho que tenha existido uma má intenção. Vamos ver na sexta-feira, contra o Bournemouth, quão respeitosos devemos ser no nosso estádio", apontou Arne Slot. 

Árbitro 'disse' basta 

Apenas 10 segundos após se iniciar o minuto de silêncio, em memória de Diogo Jota e André Silva, ouviram-se os primeiros barulhos vindos das bancadas destinadas aos adeptos do Crystal Palace. Os adeptos do Liverpool não gostaram e responderam com vaias, obrigando o árbitro a tomar uma medida drástica: acabar com o minuto de silêncio ainda antes deste chegar ao fim. 

Desrespeitado minuto de silêncio por Diogo Jota. Árbitro 'diz' basta

Desrespeitado minuto de silêncio por Diogo Jota. Árbitro 'diz' basta

Momento está a dar que falar em Inglaterra. Adeptos do Crystal Palace não respeitaram momento de homenagem e adeptos do Liverpool responderam com vaias. Árbitro tomou a decisão de interromper o minuto de silêncio.

Francisco Amaral Santos | 15:37 - 10/08/2025

Recorde-se que Diogo Jota e o irmão André morreram no passado dia 3 de julho, vítimas de um acidente de viação em Espanha. A viatura onde seguiam os dois futebolistas, de Liverpool e Penafiel, respetivamente, despistou-se após o rebentamento de um pneu e acabou por se incendiar, motivando a morte de ambos. 

Leia Também: Crystal Palace 'rouba' homenagem a Diogo Jota e conquista Supertaça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão13
2Sp. Braga13
3Arouca13
4Gil Vicente13
5Sporting13
6Moreirense13
7Benfica00
8Estoril00
9Estrela00
10FC Porto00
11Rio Ave00
12Vitória SC00
13Alverca10
14AVS10
15C.D. Nacional10
16Casa Pia10
17Santa Clara10
18Tondela10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas