O futuro de Florentino Luís no Benfica não é um dado adquirido. O médio luso-angolano de 25 anos entrou nos últimos dois anos de contrato e pode sair da Luz, ainda neste mercado de verão, por conta do cerco italiano de que tem sido alvo, bem como pela contratação de Enzo Barrenechea, que chegou recentemente, mas que rapidamente agarrou o lugar de médio mais recuado, na equipa de Bruno Lage.
A imprensa italiana tem insistido no interesse em Florentino Luís, e, no sábado, foram lançados os nomes de Napoli e AS Roma na corrida por Florentino. O Corriere dello Sport garantiu que o jogador do Benfica voltou à agenda do campeão italiano, com a formação giallorossa a ser, mais tarde, apontada como outra das grandes interessadas.
No caso da antiga equipa de José Mourinho, foi Fabrizio Romano quem avançou com o interesse, garantindo mesmo que se trata de um "sonho". O jornalista italiano e especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências explicou, no entanto, que o negócio será sempre difícil, por conta dos "vários clubes envolvidos que militam na Premier League".
Benfica já fixou preço
Por seu turno, a estrutura encarnada liderada por Rui Costa abre a porta a uma possível saída de Florentino Luís, mas apenas a troco de... 30 milhões de euros. Foi este o preço estipulado pelos responsáveis do Benfica para vender um jogador que perdeu fulgor na equipa de Bruno Lage, com a chegada de Enzo Barrenechea.
O médio argentino de 24 anos chegou, este verão, à Luz, por empréstimo dos ingleses do Aston Villa, e não perdeu tempo em convencer o treinador a dar-lhe o lugar de médio mais recuado da equipa titular. Enzo Barrenechea foi titular frente ao Sporting, na Supertaça Cândido de Oliveira, e contra o Nice, em França, em jogo da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, exibindo-se a bom nível em ambas as partidas.
No entanto, apresentou queixas físicas nos dois jogos e terá de ser gerido com pinças, ao longo da temporada. Ainda assim, refira-se que o Benfica ainda dispõe de Manu Silva no plantel. O médio português fora contratado ao Vitória SC em janeiro passado, mas sofreu uma rotura completa do ligamento cruzado anterior, a 8 de fevereiro, e teve de ser operado, continuando o processo de recuperação.
Quer isto dizer que a saída de Florentino Luís estará acautelada, ainda que não se saiba, exatamente, quando Manu Silva possa regressar para voltar a integrar as opções de Lage.
Golo com dedicatória especial
Apesar de ter sido relegado para o estatuto de suplente, Florentino Luís mostrou serviço, sendo utilizado nos dois jogos oficiais da nova época. Entrou sempre para o lugar de Barrenechea e brilhou em solo francês, apontando o segundo golo das águias frente ao Nice, com um belo pontapé fora da grande área.
Na hora de festejar, Florentino Luís surpreendeu ao meter a bola dentro da camisola para anunciar ao mundo que vai ser pai pela terceira vez.
"Golo importante numa noite europeia… E uma notícia muito especial: vem aí o nosso terceiro filho!! Família a crescer, fé renovada e o coração cheio de gratidão. Deus tem sido bom - sempre", escrevera Florentino, logo após a partida.
Leia Também: À atenção do Benfica. Há outro clube italiano que quer levar Florentino