'Fantasma' do inverno passado assombra Sporting a 3 semanas do FC Porto

Lesões de Diomande e Maxi Araújo juntam-se às de Nuno Santos e Daniel Bragança. Há, ainda, a ter em conta o castigo de Matheus Reis, que encurta ainda mais as opções de Rui Borges.

Sporting Lisbon's Uruguayan midfielder #20 Maximiliano Araujo reacts to resulting injured during the Portuguese League football match between Casa Pia AC and Sporting CP at Municipal Stadium in Rio Maior on August 8, 2025. (Photo by PATRICIA DE MELO MOREI

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
11/08/2025 06:44 ‧ há 10 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Sporting entrou, na passada sexta-feira, com o 'pé direito' na nova temporada da I Liga, ao derrotar o Casa Pia, no Estádio Municipal de Rio Maior, por 0-2, graças aos golos de autoria de Francisco Trincão e Morten Hjulmand. No entanto, nem tudo foi um 'mar de rosas', no embate que marcou o início da busca pela conquista do tricampeonato.

 

Aos 53 minutos, o treinador da formação verde e branca, Rui Borges, viu-se obrigado a retirar Maxi Araújo, que apresentou queixas, para promover a estreia de Ricardo Mangas, apresentado, dias antes, como reforço oriundo do Spartak Moscovo, a troco de uma verba na ordem dos 300 mil euros, que pode aproximar-se de um milhão de euros, mediante o cumprimento de objetivos.

Apenas cinco minutos depois, foi a vez de o costa-marfinense Ousmane Diomande sofrer uma lesão na coxa direita, pelo que o mirandelense não teve alternativa a não ser substituí-lo por Zeno Debast. Já no sábado, ambos foram reavaliados, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e diagnosticados com lesões musculares, que poderão afastá-los dos relvados por um período de até até um mês.

O lateral-esquerdo e o defesa-central são, assim, baixas certas para as próximas duas jornadas do principal escalão do futebol nacional, nas quais os leões terão pela frente o Arouca (pelas 20h30 do próximo domingo, possivelmente, já no Estádio José Alvalade, cujas obras de renovação já se encontram na reta final) e o Nacional (na Choupana, em data por definir).

Resta, agora, saber se irão conseguir recuperar a tempo do tão aguardado Clássico da 4.ª ronda, perante o FC Porto (que terá lugar no fim de semana de 30 e 31 de agosto, imediatamente antes do encerramento do mercado de transferências de verão), ou só após a pausa para compromissos internacionais, na visita ao Famalicão (que se realizará no fim de semana de 13 e 14 de setembro).

Debast e Mangas na 'pole position'

Para já, a única certeza é que Rui Borges não irá mesmo poder contar com Ousmane Diomande e Maxi Araújo para a receção ao Arouca, pelo que terá, obrigatoriamente, de mexer no onze inicial. À partida, os substitutos de ambos não colocam grandes dúvidas.

Zeno Debast deverá ser a aposta do treinador do Sporting para fazer dupla com Gonçalo Inácio, no centro da defesa. Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste também 'espreitam' uma oportunidade, mas os bons indicadores deixados pelo internacional belga, em Rio Maior, deverão valer-lhe um lugar no onze titular.

Já no lado esquerdo da defesa, será uma surpresa se a opção do técnico mirandelense não recair sobre Ricardo Mangas, sobretudo, porque Matheus Reis irá cumprir aquele que será o terceiro de cinco jogos de suspensão com que foi castigado, na sequência da tão badalada final da Taça de Portugal, na qual os leões levaram de vencida o Benfica, por 3-1, após prolongamento, no Estádio do Jamor.

'Fantasma' de 2024/25 paira sobre Alvalade

Às lesões de Ousmane Diomande e Maxi Araújo há, ainda, a acrescentar as de Nuno Santos e Daniel Bragança. Estas, de maior gravidade, que os têm vindo a manter arredados dos relvados já desde a passada temporada, e que torna a data do regresso aos mesmos numa total incógnita.

Um cenário que faz 'tremer' os adeptos do Sporting, que, certamente, ainda não esqueceram a autêntica 'praga' de problemas físicos que assolou o plantel, na passada temporada. A certo ponto, chegaram a estar 'no estaleiro', em simultâneo, Nuno Santos, Jeremiah St. Juste, Eduardo Quaresma, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, João Simões, Pedro Gonçalves e Geny Catamo.

Pelo meio, também Gonçalo Inácio se viu 'fora de combate', por questões clínicas, fazendo com que o 'barco' chegasse a 'abanar' de forma severa, primeiro, com João Pereira, e, depois, com Rui Borges, que, ainda assim, soube dar a volta à situação e conduzir a equipa rumo à conquista do bicampeonato nacional.

Leia Também: Rui Borges tinha razão. Suárez não é Gyokeres e o Sporting agradece

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão13
2Sp. Braga13
3Arouca13
4Gil Vicente13
5Sporting13
6Moreirense13
7Benfica00
8Estoril00
9Estrela00
10FC Porto00
11Rio Ave00
12Vitória SC00
13Alverca10
14AVS10
15C.D. Nacional10
16Casa Pia10
17Santa Clara10
18Tondela10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas