Abel 'explode' em conferência: "Não me conhecem, nem quero que conheçam"

Treinador português perdeu a paciência com os jornalistas, face à insistência em questões relacionadas com o futuro, após ter conduzido o Palmeiras a um triunfo sobre o Botafogo, por 0-1.

CURITIBA, BRAZIL - SEPTEMBER 1: Abel Ferreira, head coach of Palmeiras speaks during a press conference after the match between Athletico Paranaense and Palmeiras as part of Brasileirao 2024 at Arena da Baixada on September 1, 2024 in Curitiba, Brazil. (P

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
18/08/2025 10:04 ‧ há 2 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Palmeiras

Abel Ferreira perdeu, na madrugada de domingo para segunda-feira, as estribeiras com os jornalistas, durante a conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo conquistado pelo 'seu' Palmeiras, na deslocação ao Estádio Olímpico Nilton Santos (o famoso Engenhão), sobre o Botafogo, por 0-1, graças a um golo da autoria de Felipe Anderson, antigo jogador do FC Porto.

 

Tudo começou quando um jornalista perguntou ao treinador português sobre se o facto de o Verdão ter alcançado um acordo com o Al-Sadd (clube do Qatar que exigia ser indemnizado em cinco milhões de euros, alegando que o próprio não cumprira um pré-contrato assinado em 2024) poderia revelar-se determinante para que permaneça no atual clube, até 2027, quando termina o mandato da presidente, Leila Pereira.

"Já estava preparado [para essa pergunta]. No final de 2023, tive, mais uma vez, a possibilidade de sair, em condições extraordinárias. No final de 2023, depois de sermos campeões, contra o Cruzeiro, no Mineirão, eu disse 'Eu fico'. Essa imagem está por todo o lado. Fiquei pelos meus jogadores, por toda a equipa técnica e pelos nossos adeptos", começou por afirmar.

"Fico porque sou um treinador de relações, de projeto. A maior prova de amor não é dizer, todos os dias, 'Eu amo-te', mas sim escolher ficar mesmo quando era mais fácil ir embora, como outros treinadores fizeram, na mesma situação que a minha", acrescentou, em declarações reproduzidas pelo portal brasileiro Globoesporte.

"Vocês não me conhecem"

No entanto, Abel Ferreira não se ficou por aqui, e voltou a 'disparar' quando foi questionado sobre se pretende manter-se ao leme do Palmeiras: "Em relação ao meu contrato, se fico ou não fico, este ano, quem vai decidir é a minha família, mas não é momento para decidirmos o que quer que seja. O importante não foi nem nunca será o Abel. O mais importante será sempre o que for melhor para o Palmeiras".

"Nenhum de vocês me conhece. Nem vocês, nem quem está a comentar, porque, se quisessem, realmente, conhecer-me e saber quem é o Abel, iam perguntar às pessoas que trabalham comigo, não a jornalistas que não gostam do Palmeiras ou do Abel. A pessoas que trabalham comigo, aos meus ex-presidentes, a ex-jogadores, atuais presidentes... É com esses que vocês têm de falar", prosseguiu.

"Vocês não me conhecem, nem eu quero que vocês me conheçam, porque cada um constrói a narrativa que quer. Se quisessem, realmente, conhecer-me, vocês saberiam. Aliás está tudo escrito num livro. Ou será que vocês não gostam de ler? Foi uma forma de agradecer ao futebol brasileiro", rematou, referindo-se à obra 'Cabeça Fria, Coração Quente', publicado após a conquista da segunda Taça Libertadores consecutiva, em 2022.

Até Guardiola foi metido 'ao barulho'

A terminar, Abel Ferreira 'sacou dos galões', dando como exemplo a caminhada do Palmeiras rumo aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Clubes, onde acabou por ser eliminado pelo campeão, o Chelsea: "O Guardiola foi disputar o Mundial e foi pior do que o o Palmeiras, mas montaram a narrativa de que fizemos um péssimo Mundial".

"O Palmeiras é um clube muito bem presidido, muito bem dirigido pelo Barros [o diretor desportivo] e com um treinador mais ou menos. Seguramente, há muitos treinadores melhores do que eu, mas acho que não sou tão ruim assim, modéstia à parte", terminou.

Leia Também: Palmeiras bate Botafogo e Abel Ferreira 'aperta' com Leonardo Jardim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

I Liga

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3Famalicão26
4Moreirense26
5FC Porto13
6Gil Vicente13
7Benfica13
8Casa Pia23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 em Portugal 2027? Eis como pode haver espaço no calendário

Fórmula 1

Fórmula 1 em Portugal 2027? Eis como pode haver espaço no calendário

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas