O Palmeiras deu, na madrugada de domingo para segunda-feira, continuidade ao período de retoma, depois da 'turbulência' originada por um ciclo de três jogos consecutivos sem vitórias (dois deles, perdidos para o Corinthians, que culminaram na eliminação dos oitavos de final da Taça do Brasil), ao visitar e derrotar o Botagofo, por 0-1, naquela que foi já o terceiro triunfo consecutivo.
O golo que fez a diferença a favor da equipa orientada pelo treinador português, na deslocação ao Estádio Olímpico Nilton Santos (o famoso Engenhão), no Rio de Janeiro, surgiu à beira do apito para o intervalo, e contou com a assinatura de Felipe Anderson, jogador que protagonizou uma passagem pouco pelo feliz pelo FC Porto, na temporada 2020/21, por empréstimo do West Ham, totalizando apenas uma assistênci ao cabo de dez jogos oficiais.
Feitas as contas, com este triunfo, o Palmeiras passou a somar 39 pontos e ascendeu, provisoriamente, à segunda posição do principal escalão do futebol brasileiro, deixando para trás o Cruzeiro, do também luso Leonardo Jardim, que irá, ainda assim, medir forças com o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, pelas 00h00 (hora de Portugal Continental) de terça-feira.
O Botafogo, por seu lado, permanece com 29 pontos, pelo que é quinto classificado, em igualdade com o São Paulo, equipa onde milita o internacional português Cédric Soares (que, na véspera, foi suplente não utilizado, no empate a duas bolas concedido na visita ao Sport), mas que tem mais duas partidas disputadas.
Muitos portugueses em ação no Brasileirão
Não é só de Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Cédric Soares que se faz o contingente luso do campeonato brasileiro. A 20.ª jornada ficou marcada pela entrada em cena de vários portugueses, logo desde a partida de abertura, quando Rafael Ramos 'saltou' do banco de suplentes para ajudar o 'seu' Ceará a levar de vencida o Bragantino, no Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, por 1-0, graças a um golo de Aylon.
Também no sábado, o Fortaleza, conjunto comandado por Renato Paiva, saiu derrotado da deslocação ao Maracanã, diante do Fluminense, por 2-1, ao passo que o Vitória (de Rúben Rodrigues, que foi lançado por Fábio Carille, já nos instantes finais) não conseguiu ir além de um empate a duas bolas com o Juventude, no Estádio Manoel Barradas.
Finalmente, ao final da noite de domingo, Nuno Moreira deu espetáculo, ao contribuir com duas assistências (para os golos de Lucas Piton e Philippe Coutinho) para a goleada aplicada pelo Vasco da Gama ao Santos, de Neymar em companhia, em pleno Estádio Cícero Pompeu de Toledo, por 0-5.
Este conjunto de resultados deixa o Ceará na décima posição do Brasileirão, com 25 pontos, ao passo que Vasco da Gama (que tem dois jogos em atraso) e Vitória partilham o 16.º lugar (o primeiro acima da 'linha de água'), com 19 pontos cada. O Fortaleza, por seu lado, é aquele que vive um momento mais delicado, visto que é 19.º e penúltimo classificado, com apenas 15 pontos.
Leia Também: Pior derrota da carreira de Neymar. Santos 'humilhado' pelo Vasco da Gama