Liverpool alcançou, esta segunda-feira, uma suada vitória, por 3-2, no terreno do Newcastle, no St. James Park, no encerramento da segunda jornada da Premier League.
A partida ficou marcada pelo ambiente tenso entre os dois clubes fora de campo. Recorde-se que o avançado sueco Alexander Isak está em 'greve' nos magpies, com o objetivo de forçar uma saída para os campeões ingleses, que já viram recusada uma proposta no valor superior a 100 milhões de euros.
Dentro das quatro linhas, o espetáculo não desiludiu. Aos 14', Florian Wirtz aqueceu as mãos de Nick Pope, que teve de defender a bola para canto. A resposta dos locais apareceu aos 28', através de um cabeceamento de Anthony Gordon, ligeiramente por cima da baliza defendida por Alisson, novamente convocado para representar a seleção brasileira, comandada por Carlo Ancelotti.
A equipa de Eddie Howe apresentou um jogo muito vertical, mas pecou na definição do último passe, como foi comprovado aos 32', quando o isolado Sandro Tonali hesitou no remate, optando por um passe para um colega. A bola acabou nas mãos de Alisson.
Contra a corrente do jogo, o Liverpool inaugurou o marcador. Aos 35', Ryan Gravenberch encheu-se de coragem e apontou um belo golo, com um remate rasteiro, ainda de fora da área, junto ao poste, deixando Nick Pope pregado ao relvado.
Em tempo de compensação, aos 45'+3, o extremo Anthony Gordon viu o vermelho direto, após uma entrada grosseira sobre Van Dijk.
No início da segunda parte, o técnico Arne Slot ainda não tinha chegado ao banco de suplentes e os reds já tinham dilatado a vantagem, com Hugo Ekitike (46') a marcar pelo terceiro jogo seguido, contado com a Supertaça. Recorde-se que o avançado francês, de 23 anos, era o eleito para substituir Alexander Isak no Newcastle, ultrapassado pelo Liverpool, que desembolsou perto de 95 milhões de euros para a sua contratação.
Estranhamente, o golo relaxou em demasia os visitantes. A partida ficou relançada aos 57', com o golo do capitão Bruno Guimarães, após assistência de Tino Livramento, com naturalidade portuguesa.
O aviso estava dado e o empate apareceu aos 88', pelo avançado dinamarquês Osula, oriundo do banco de suplentes. Ainda assim, a história do jogo reservou um capítulo final. Aos 90'+10, Rio Ngumoha, de 16 anos, selou a conquista dos três pontos para os campeões, após assistência de Salah, desaparecido da partida até então.
Com este resultado, o Liverpool juntou-se ao pelotão da frente, liderado por Arsenal e Tottenham, de João Palhinha.
Na próxima jornada, o Liverpool irá receber o Arsenal, ao passo que o Newcastle irá visitar o terreno do recém promovido Leeds.
Leia Também: Palmeiras 'ataca' médio de Marco Silva. Vítor Pereira segura avançado