As previsões da passada sexta-feira revelavam que os preços dos combustíveis iam baixar esta semana. O Notícias ao Minuto foi fazer as contas e apesar de mais baixo, o preço dos combustíveis não desceu tão quanto era esperado.
O gasóleo simples, por exemplo, passou de 1,608 euros por litro para 1,599 euros por litro entre sexta-feira e segunda-feira, o que significa uma redução de cerca de 1 cêntimo por litro.
Já a gasolina simples 95 passou de 1,690 euros por litro para 1,689 euros por litro no mesmo período, naquilo que representa uma redução de menos de 0,05 cêntimos por litro, de acordo com os dados atualizados esta terça-feira pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Recorde-se que, segundo dados do Automóvel Club português, a gasolina deveria descer 0,5 cêntimos e o gasóleo 1,5 cêntimos por litro.
De referir que os preços médios diários são "apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros", segundo a informação disponibilizada no portal Preços dos Combustíveis Online, que contabiliza os dados de 2.884 postos.
Evolução do preços dos combustíveis© DGEG
Leia Também: Combustíveis ficam hoje mais baratos. Eis onde os preços são mais baixos