Pelas 15h11 em Lisboa, o Nasdaq perdia 0,02% para 20.887,93 pontos, enquanto o Dow Jones avançava 0,48% para 44.713,86 pontos e o S&P500 crescia 0,17% para 6.320,45 pontos.
Por outro lado, a União Europeia (UE) e o Japão acordaram hoje dar passos concretos no aprofundamento da sua aliança nos domínios da segurança e da defesa, explorar novos fóruns como o diálogo estratégico e lançar uma iniciativa de coordenação industrial.
Numa cimeira realizada em Tóquio, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, sublinharam a afinidade com o Japão, o país asiático com mais laços com a UE, destacando a intenção de reforçar a cooperação não só em matéria de segurança e defesa, mas também nas áreas comercial e da governação internacional, apelando à revitalização da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Os investidores aguardam com expectativa a reunião de política monetária do BCE desta semana, que deverá manter as taxas, pelo que as atenções estarão centradas na possibilidade de a presidente da entidade, Christine Lagarde, dar alguma pista sobre os próximos passos.
Os mercados também estarão atentos à divulgação das estimativas preliminares do PMI, que fornecem uma visão geral da atividade nos setores da indústria transformadora e dos serviços, e que poderão ser afetadas pelo anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 30% sobre as importações da zona euro para os EUA, embora o impacto deva ser limitado.
Leia Também: Wall Street sem rumo e espera resultados, mas com recorde do S&P500