A CP - Comboios de Portugal revelou, esta terça-feira, que transportou mais de 100 milhões de passageiros em seis meses, o que diz ser um "recorde absoluto registado para o primeiro semestre de um ano".
"Nos primeiros seis meses de 2025, a CP - Comboios de Portugal transportou mais de 100 milhões de passageiros, um aumento de 9,3%, cerca de mais 7 milhões de passageiros face ao período homólogo de 2024", pode ler-se numa nota enviada às redações.
No mesmo comunicado, a CP afirma que "estes resultados revelam o crescimento contínuo na procura pelos serviços oferecidos pela CP e confirmam a atratividade do comboio como uma solução de transporte segura, sustentável e acessível".
"O aumento registado é transversal à generalidade dos serviços, tendo o incremento mais expressivo sido registado no serviço Regional, onde mais 15,3 milhões de passageiros viajaram de comboio (mais 133% do que no período homólogo). Os urbanos de Coimbra registaram uma subida de 84% e o Intercidades de 48%. Em relação ao maior número de passageiros transportados, os urbanos de Lisboa continuam a apresentar os valores mais elevados, atingindo cerca de 68 milhões de passageiros neste primeiro semestre. O Alfa Pendular mantém-se firme no mercado", é referido.
Passe Ferroviário Verde atrai passageiros
A CP nota que, "entre as medidas adotadas para estimular o uso de transportes públicos, o Passe Ferroviário Verde, implementado em outubro de 2024, tem uma grande repercussão na transferência modal para o comboio, ao promover uma mobilidade acessível e sustentável, pelo valor de 20 euros mensais".
"Exemplo disso, são os excelentes resultados dos serviços Regional e Intercidades, com incrementos, no período em análise, de 133% e 48%, respetivamente. Entre janeiro e junho de 2025 foram vendidas mais de 315 mil assinaturas do Passe Ferroviário Verde, um título de transporte que representa uma aposta clara no reforço da promoção do transporte ferroviário em todo o país. Desde a sua entrada em vigor, já foram comercializados mais de 390 mil Passes Ferroviários Verdes, numa procura crescente que revela o impacto que este título teve na mobilidade da população portuguesa", pode ler-se.
A CP diz ainda que "em complemento, já foram realizadas mais de 1,25 milhões de reservas de viagens nos comboios Intercidades com o Passe Ferroviário Verde".
"Nos primeiros seis meses de 2025, assistiu-se à reabertura da Linha de Leixões e às reaberturas dos troços Mangualde/Celorico da Beira (na Linha da Beira Alta) e Torres Vedras/Malveira e Malveira/Meleças (na Linha do Oeste), devolvendo o serviço de comboio às populações. De salientar, também, o alargamento do tarifário intermodal Andante aos comboios que circulam na Linha do Vouga, no percurso Espinho – Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), com o objetivo de incentivar a utilização do transporte público de passageiros e promover a intermodalidade", acrescenta ainda a transportadora.
Acrescenta ainda que, "numa aposta contínua na modernização do serviço público e para facilitar a compra de bilhetes e carregamentos de passe aos passageiros, a CP concluiu a instalação de 304 novas máquinas de venda automática, na Área Metropolitana de Lisboa. Estes equipamentos de nova geração, com novas e melhoradas funcionalidades, permitem autonomizar a vida dos clientes, evitando filas e facilitando o acesso aos serviços essenciais à sua mobilidade".
Leia Também: Barco de pesca naufraga ao largo de Espinho. Tripulantes foram resgatados