O seu cérebro pode estar a envelhecer todos os dias e a culpa é de alguns hábitos. Deve ter atenção de forma a conseguir evitar quebras a nível cognitivo e da memória. Pode não se aperceber, mas a verdade é existes ações que envelhecem o cérebro sem se dar conta.
Ao 'website' SheFinds o médico Naji Abou Ali revelou o que precisa de evitar diariamente para não afetar a saúde do seu cérebro. "A maneira como vive hoje molda a forma como o seu cérebro se mantém focado e resiliente", revelou.
Saiba o que está a fazer todos os dias que como acaba por afetar de forma negativa a saúde do seu cérebro.
1- Consumir açúcar em excesso
"Embora o açúcar possa ser delicioso, o consumo excessivo dele pode causar danos ao cérebro, que envelhece rapidamente. Ter uma dieta rica em açúcar pode impactar negativamente os recetores de dopamina, e facilitar o desenvolvimento de dependência de açúcar, o que pode levar a todos os tipos de problemas de saúde."
Leia Também: As origens do TOC podem não estar no cérebro como pensávamos
2- Consumo de álcool
"O álcool pode causar danos especialmente no cérebro, afetar a memória e aumentar o risco de cancro. Tem de retirar da sua vida os hábitos que o estão a prejudicar. O álcool é um desses exemplos."
3- Fumar
"Fumar em geral é prejudicial a vários aspetos, especialmente para o cérebro. Estudos mostram que este é um daqueles hábitos que deve parar imediatamente ou evitar a todo custo."
4- Manter um estilo de vida sedentário
"Manter um estilo de vida sedentário, no qual passamos a maior parte do dia sentados, pode não só causar problemas como aumento de peso, como também impedir com que o cérebro se mantenha a funcionar em pleno. Não precisa de ser um viciado em ginásio, mas pode concentrar-se em fazer mais exercício."
5- Stress
"Se já passou por altos níveis de stress, provavelmente percebeu imediatamente que isso não é bom para a sua saúde, pois altos níveis de stress podem ser preocupantes. Quando o stress torna-se crónico ou insuportável, os níveis de cortisol podem permanecer elevados, e isso tem sido associado ao aumento da inflamação, por exemplo."
6- Não fazer exercícios para o cérebro
"Tirar uns minutos do seu dia para fazer um quebra-cabeça, ler ou resolver um problema pode melhorar sua memória, a sua concentração e muito mais. Exercícios cerebrais podem ser tão simples quanto fazer palavras cruzadas diariamente."
7- Ficar isolado
"Ter interações sociais regulares é ótimo para a saúde do cérebro. Os idosos são frequentemente incentivados a participar em atividades sociais para reduzir as hipóteses de desenvolver demência."
8- Fazer uma dieta rica em ómega-3
"São essenciais para a longevidade e para melhorar a função cerebral. Podem melhorar a memória. Entre alguns dos alimentos que pode consumir estão o salmão, a sardinha ou as sementes de linhaça."
9- Não tratar a diabetes ou a hipertensão
"Se quer evitar o envelhecimento do cérebro precisa de garantir que está a cuidar da sua saúde, em especial destas condições."
Leia Também: Mudanças no seu estilo de vida podem ajudar a preservar a memória