Durante os meses de verão, dormir com o cabelo molhado pode ser uma prática recorrente. Contudo, será o melhor para a saúde do seu couro cabeludo. A verdade é que pode levar a alguns problemas, como é o caso da caspa. Uma especialista revela o que pode acontecer.
Sanjeev Gulati é dermatologista e ao 'website' Only My Health deu a conhecer alguns dos motivos pelos quais não deveria estar a dormir com o cabelo molhado. "Este hábito aparentemente inofensivo pode estar a causar estragos silenciosos no couro cabeludo e na sua pele, especialmente se tem tendência a caspa, acne ou infeções fúngicas", começa por explicar o especialista.
"A humidade prolongada e o fluxo de ar insuficiente podem afetar o microbioma do couro cabeludo. Isso pode causar irritação e é um risco maior de dermatite seborreica, que são uma fonte frequente de caspa", continua.
Se dorme com o cabelo molhado, pode acabar por fazer com que água fique retida no cabelo por algum tempo. São tudo condições que podem fazer com que aumente o risco de vários problemas.
Leia Também: Como proteger o cabelo do sol, cloro, e sal em excesso no verão
Além da caspa, existem mais questões com que poderá ter de lidar no futuro, como é o caso de infeções fúngicas. "Um couro cabeludo constantemente húmido pode causar crescimento excessivo de fungos, o que pode não apenas levar à caspa, mas também comichão e inflamação no couro cabeludo."
Por outro lado, pode estar relacionado com o aumento de dores de cabeça. "Embora seja controverso, alguns acreditam que cabelos frios e molhados na cabeça durante a noite podem causar pressão e dores de cabeça em pessoas sensíveis."
Também está ainda em causa a queda excessiva de cabelo. "Cabelos molhados são mais fracos e mais propensos a danos por atrito. Podem também partir com mais facilidade."
Tratamentos naturais que podem ajudar a combater a caspa
Alan J. Bauman, um dermatologista, citado na Shape, aconselhou dois tratamentos caseiros, um com vinagre de sidra de maçã e outro com bicarbonato de sódio. Saiba comp fazê-los e como aplicar.
Vinagre de sidra de maçã
Pode ser uma ótima solução especialmente a curto prazo. Porquê? Pode ajudar a equilibrar o pH do couro cabeludo e a esfoliar ligeiramente a pele. "Normalmente, o vinagre de sidra de maçã deve ser diluído em água e aplicado no couro cabeludo ao enxaguar o cabelo", explica o médico. É uma solução indicada para "indivíduos com caspa ligeira que preferem tratamentos naturais".
Bicarbonato de sódio
É outra ferramenta natural e barata capaz de ajudar. Pode funcionar como um exfoliante para o couro cabeludo que "ajuda a remover as células mortas da pele do couro cabeludo e a reduzir a descamação". É ainda importante mencionar que "o bicarbonato de sódio tem propriedades antifúngicas, o que pode ajudar a reduzir a caspa causada pelo crescimento excessivo de leveduras". Quer experimentar? Basta aplicar o pó no couro cabeludo molhado, deixar atuar durante alguns minutos, depois enxaguar e, finalmente, lavar com champô.
Leia Também: Pelo bem do seu cabelo, o melhor é parar de usar estas coisas