As picadas dos mosquitos são comuns durante o verão. Em muitos casos, são passageiras e passam sem tratamento. Por outro, existem situações em que podem ser graves. Assim, é importante tratar das picadas da melhor forma. Uma dermatologista revela o que fazer.
Ao Europa Press, Ingrid Hiltun revelou o que deve fazer logo depois de ser picado por um mosquito. Explica que é algo que muitas pessoas ignoram e que pode levar a problemas mais tarde.
Como tratar a picada de um mosquito segundo um dermatologista
"A primeira coisa a fazer é limpar a zona afetada com água e sabonete, algo que muitas pessoas ignoram. Depois, deve aplicar frio no local e evitar coçar", explica a dermatologista. Já nos casos em que apresentar uma comichão forte, recomenda o uso de anti-histamínicos.
Leia Também: Ar condicionado ligado todo o dia? Conheça os riscos que está a correr
O que pode acontecer à pele depois de uma picada
Em alguns casos, deverá estar atento a algum tipo de reação alérgica. Sintomas como inchaço, dificuldade em respirar ou febre deve ser motivo de alerta. Explica que, nestes casos, o melhor é mesmo ir ao médico.
Como proteger-se das picadas de mosquitos
Há pessoas que são mais propícias às picadas do que outras e o melhor é ter vários cuidados. Além de produtos que possa colocar na pele, existem outras maneiras de proteger-se.
Na sua conta de TikTok, o farmacêutico Alvaro Fernandez revelou o que deve evitar para que não seja picado por mosquitos durante o verão.
"Se não tomar banho com frequência, acabam por existir vestígios de suor na pele. Se bebe muita cerveja ou usa cremes e colónias com aromas frutados e florais, os mosquitos vão acabar por picá-lo mais", conta o especialista.
Refere ainda que as pessoas que têm o tipo de sangue zero acabam por atrair mais os mosquitos, mas nesse caso não há muito a fazer.
"Como não dá para mudar o sangue, o melhor é focar-se no resto", continuou.
Conheça uma forma de acabar com os mosquitos
Se é daquelas pessoas que sofrem bastante no verão devido aos mosquitos, mas não gostam de usar repelentes, devido ao cheiro, existe uma solução bem mais amiga do olfato. Falamos do extrato de baunilha. É bastante usado na cozinha, por exemplo, mas também pode ser útil para afastar mosquitos e as mordidas.
Dois especialistas na área, Daniel Markowski, da American Mosquito Control Association, e Mike Bentley, da National Pest Management Association, dos Estados Unidos, revelaram ao 'website' EatingWell como é que este extrato pode ser uma solução para este problema.
"Em pesquisas limitadas, foi demonstrado que a baunilha tem alguma repelência detetável para algumas espécies de mosquitos", conta Mike Bentley. Fala de um estudo de 2021 publicado na Wiley Online Library.
O estudo revelou que a baunilha pode repelir insetos durante 30 minutos. Daniel Markowski alerta para o facto de não ser eficaz para todas as pessoas.
"Somos todos diferentes e diferentes combinações são mais ou menos atrativas para diferentes espécies de mosquito. Por isso, algumas pessoas podem usar repelentes menos concentrados, enquanto outras precisam de mais", explica.
Leia Também: 'Sunburn tattoos': Tendência perigosa aumenta o risco de cancro da pele