Oficial superior da marinha russa morto em combate em Kursk

O vice-comandante-em-chefe da marinha russa, general Mikhail Gudkov, foi morto na quarta-feira em combate em Kursk, junto à fronteira com a Ucrânia, anunciou hoje o Ministério da defesa da Rússia.

Kursk

© ROMAN PILIPEY/AFP via Getty Images

Lusa
03/07/2025 13:00 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Ucrânia

"No dia 2 de julho, durante os combates numa das zonas fronteiriças da região de Kursk, o general Mikhail Gudkov (...) foi morto", informou o ministério, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

 

Trata-se de um dos mais importantes oficiais das forças armadas russas a ser morto desde o início da ofensiva de Moscovo contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022, segundo a AFP.

Mikhail Gudkov, 42 anos, servia na marinha russa desde 2000 e era um antigo comandante da 155.ª Brigada da Frota do Pacífico, baseada no Extremo Oriente russo, vários milhares de quilómetros a leste da capital Moscovo.

Em 2023, foi-lhe atribuída a medalha de "Herói da Federação Russa", a mais alta condecoração do país.

O governador da região de Primorye, no Extremo Oriente russo, Oleg Kojemiak, saudou Gudkov nas redes sociais como "um guerreiro de grande moral".

Em agosto de 2024, o exército ucraniano conseguiu apoderar-se de várias centenas de quilómetros quadrados da região russa de Kursk, na fronteira com a Ucrânia, antes de ser gradualmente expulso pelas forças russas em abril, segundo Moscovo.

Desde então, os combates prosseguiram na fronteira e à volta dela, segundo as duas partes.

No final de abril, um general do estado-maior do exército russo, Yaroslav Moskalik, foi morto na explosão de um carro perto de Moscovo, uma operação que a presidência russa atribuiu a Kyiv, que se manteve oficialmente em silêncio.

Leia Também: Coreia do Norte deverá enviar milhares de funcionários para a Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas