As festas de San Fermin (São Firmino, em português), em Pamplona, Espanha, começaram este domingo, dia 6 de julho, e uma das suas mais antigas tradições é a largada de touros por três ruas do centro da cidade. No entanto, ainda antes das festividades se iniciarem, Pamplona foi palco de protestos anti-touros, realizados pelas organizações AnimaNaturalis e PETA.
De acordo com o jornal La Gaceta, o protesto tinha como intenção mostrar o sofrimento dos touros nas corridas e também gerar um debate acerca das tradições das festas, incluindo uma 'performance' em frente à Câmara Municipal.
Nas redes sociais é possível várias partilhas de fotografias e vídeos, onde uma ativista vestida de Virgem Maria está cercada por dezenas de pessoas caídas no chão, simulando estar mortos e com cornos de touros na cabeça.
O protesto terá começado pelas 12h00 locais (11h00, em Portugal) e sob o lema 'Não em nome do povo, não em nome das festas de São Fermino", os manifestantes quiseram transmitir a mensagem de que "enquanto se venera a imagem da compaixão e pureza, ao mesmo tempo tolera-se e celebra-se a violência contra os animais em nome de uma tradição".
Segundo o mesmo meio espanhol, um jovem denunciou o ato reivindicativo e atirou: "Deviam ter vergonha". Por sua vez, os manifestantes gritaram: "São Fermino é 50", celebrando as cinco décadas de lutas pelos direitos dos animais.
Note-se que as festas de São Firmino realizam-se de 6 a 14 de julho. A sua tradição mais emblemática é o 'encierro', uma largada de touros pelas ruas de Pamplona que é mundialmente conhecida e serviu de inspiração para a literatura, tal como 'The sun also rises' do escritor norte-americano Ernest Hemingway.
Durante os vários dias de festa é realizada uma largada de touros às 08h00 locais. O grupo de touros é lançado num circuito fechado dentro da cidade. Tanto os habitantes, como os turistas participam no evento e correm à frente dos animais e antes de cada largada é feita uma oração.
De acordo com a agência EFE, Pamplona não é a única cidade a festejar São Firmino em Espanha, juntando-se também cidades como Barcelona, Madrid, Bilbao ou Sevilha. O mesmo acontece além fronteiras, como é o caso de várias cidades na Argentina.
Estamos pendientes en Pamplona de la manifestación #antitaurina de @AnimaNauralis y @Peta a dos días de que comiencen los #Sanfermines2025
— Atlas News (@atlasnews_x) July 5, 2025
Pamplona https://t.co/Z0QIkwO94K pic.twitter.com/kMwoOXnYXk
Leia Também: Touro morre afogado após cair ao mar em tourada na ilha Terceira