Incêndio florestal em Marselha encerra aeroporto e corta estradas

Um incêndio deflagrou numa zona florestal perto do aeroporto de Marselha, na manhã desta terça-feira, por volta das 10h50 locais. Em duas horas, o fogo já destruiu 30 hectares.

incêndio, MarselhaVídeo

© Reprodução X/ Météo Express

Notícias ao Minuto
08/07/2025 13:56 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

França

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, numa zona florestal junto ao aeroporto de Marselha, no sul de França, tendo obrigado ao seu encerramento, escreve o jornal francês Le Fígaro. O aeroporto está localizado a cerca de 20 quilómetros a noroeste da cidade de Marselha.

 

O mesmo meio avança que um veículo em chamas, junto à berma da rodovia A552, o município de Pennes-Mirabeau, estará na origem do incêndio, que já destruiu 30 hectares em duas horas.

As condições meteorológicas agravam o fogo "ainda não controlado" em Narbonne, que já destruiu mais de 2.000 hectares de vegetação.

A autarquia de Pennes-Mirabeau pediu aos moradores para que não saiam de casa: "Para ficar em segurança: feche as persianas e as portas, deixe o acesso livre de sua casa aos bombeiros e não circule nas estradas", recordaram as autoridade.

O presidente da Câmara deixou ainda o alerta de que o fogo não está "fixo" e que devido ao vento a direção do incêndio pode mudar. Já os bombeiros informaram que já várias pessoas foram retiradas das suas casas.

De notar que todas as aterragens e descolagens do aeroporto de Marselha estão interrompidas desde as 12h12 locais e que duas autoestradas - A50 e A55 - estão cortadas ao trânsito.

"Dez voos foram desviados para Nice, Montpellier, Nimes e Lyon, enquanto outros três voos foram cancelados na decolagem", afirmou uma fonte ao Le Fígaro.

Nas redes sociais são já várias as fotografias partilhadas, assim como vídeos, sendo que as chamas são visíveis do centro da cidade de Marselha.

De acordo com os bombeiros, citados pelo jornal francês, embora o incêndio ainda não tenha chegado à cidade de Marselha, já está a dirigir-se para lá devido ao vento.

"As condições no terreno são desfavoráveis e o fogo está a espalhar-se rapidamente", salientou um elemento do corpo de bombeiros.

O fogo terá começado por volta das 10h50 locais (09h50 em Lisboa) e no local encontram-se cerca de 170 bombeiros, auxiliados por cinco canadair, dois aviões Dash e um helicóptero.

Os primeiros grandes incêndios da temporada eclodiram em França neste fim de semana em vários departamentos do sul, causando grandes engarrafamentos no meio do fim de semana de início das férias.

[Notícia atualizada às 16h00]

Leia Também: Três homens detidos pela PJ por provocarem incêndio florestal em Beja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas