Incêndio destrói estaleiro de elétrica moçambicana. Não há vítimas

Um "grande incêndio" destruiu hoje um estaleiro da Eletricidade de Moçambique (EDM) contendo diverso material elétrico em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, no norte do país, anunciou a empresa, referindo que não houve vítimas.

Portugal foi exportador líquido de eletricidade a Espanha nos primeiros meses de 2013 -- dados REE

© Lusa

Lusa
08/07/2025 18:33 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Moçambique

Dados preliminares indicam que o incêndio, registado na manhã de hoje, destruiu 5.261 metros de cabo elétrico, 1.146 postes de madeira, 10 transformadores de tensão e quatro transformadores de corrente, referiu a EDM num comunicado enviado à comunicação social.

 

"Os serviços de bombeiros foram, de imediato, acionados para debelar as chamas que rapidamente alastraram-se, com labaredas e fumaça intensas, ameaçando deflagrar se para as áreas vizinhas", referiu a elétrica moçambicana, acrescentando que não houve registo de vítimas, "nem de corte de fornecimento de energia aos clientes de Pemba".

A Eletricidade de Moçambique desconhece ainda as causas do incêndio que causou "grandes estragos e alvoroço", afirmando que o caso está sob responsabilidade das autoridades competentes, que deverão "o mais breve possível" esclarecer o incidente.

"Enquanto estiverem a decorrer estes trabalhos, toda a área afetada estará interdita. Neste momento, as chamas estão totalmente controladas", lê-se ainda no documento, que faz também menção ao aumento das medidas de precaução no local para evitar algum foco de "reacendimento das chamas".

"Tratando se de um local próximo a zonas residenciais, a EDM apela as comunidades para evitar exposição de líquidos inflamáveis próximo ao local do incidente e controlar crianças para não brincarem perto das infraestruturas danificadas", concluiu a elétrica moçambicana.

Leia Também: Frelimo quer "barbaridade" contra cidadãos e polícias investigada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas