Dados preliminares indicam que o incêndio, registado na manhã de hoje, destruiu 5.261 metros de cabo elétrico, 1.146 postes de madeira, 10 transformadores de tensão e quatro transformadores de corrente, referiu a EDM num comunicado enviado à comunicação social.
"Os serviços de bombeiros foram, de imediato, acionados para debelar as chamas que rapidamente alastraram-se, com labaredas e fumaça intensas, ameaçando deflagrar se para as áreas vizinhas", referiu a elétrica moçambicana, acrescentando que não houve registo de vítimas, "nem de corte de fornecimento de energia aos clientes de Pemba".
A Eletricidade de Moçambique desconhece ainda as causas do incêndio que causou "grandes estragos e alvoroço", afirmando que o caso está sob responsabilidade das autoridades competentes, que deverão "o mais breve possível" esclarecer o incidente.
"Enquanto estiverem a decorrer estes trabalhos, toda a área afetada estará interdita. Neste momento, as chamas estão totalmente controladas", lê-se ainda no documento, que faz também menção ao aumento das medidas de precaução no local para evitar algum foco de "reacendimento das chamas".
"Tratando se de um local próximo a zonas residenciais, a EDM apela as comunidades para evitar exposição de líquidos inflamáveis próximo ao local do incidente e controlar crianças para não brincarem perto das infraestruturas danificadas", concluiu a elétrica moçambicana.
Leia Também: Frelimo quer "barbaridade" contra cidadãos e polícias investigada