Taiwan denuncia embarcações chinesas perto de ilha disputada

Taiwan denunciou hoje incursões da guarda costeira da China em águas próximas da ilha de Pratas (Dongsha, em mandarim), território controlado por Taipé, localizada a aproximadamente 310 quilómetros a sudeste de Hong Kong.

Taiwan Military US Made M1A2T tanks live fire

© Lusa

Lusa
12/07/2025 06:25 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Taiwan

Em comunicado, a Administração da Guarda Costeira de Taiwan (CGA, na sigla em inglês) indicou que duas embarcações chinesas surgiram "de forma sucessiva" nesta zona "sem ativar o sistema automático de identificação de embarcações AIS, numa tentativa de ocultar a sua trajetória".

 

"Não está descartado que, aproveitando o exercício militar Han Kuang das Forças Armadas, tenham tentado testar as nossas operações marítimas utilizando táticas de 'zona cinzenta', com o objetivo de enfraquecer as nossas capacidades de vigilância e aplicação da lei", afirmou a CGA.

Taiwan iniciou na quinta-feira os exercícios Han Kuang, maiores exercícios militares anuais de sempre, numa demonstração de preparação contra uma eventual invasão da China.

Os exercícios, com fogo real, estão a decorrer durante dez dias -- a edição mais longa até à data -- e incluem a utilização de novos armamentos recentemente adquiridos, desde tanques a 'drones' aquáticos, num contexto de crescente tensão regional e assédio militar por parte da China e do Exército de Libertação Popular (ELP).

A China reivindica Taiwan como parte do seu território e ameaça recorrer à força para a reunificação, enquanto a maioria dos taiwaneses defende a independência de facto ou a plena independência.

A primeira embarcação da guarda costeira da China foi detetada perto da ilha de Pratas na quarta-feira e permaneceu na área durante mais de dois dias. O segundo navio chegou na quinta-feira e partiu após três horas e meia.

Em resposta, a CGA enviou navios de patrulha para acompanhar de perto as embarcações chinesas e emitir alertas de rádio, instando-as a abandonar a área.

"Recentemente, as embarcações da Guarda Costeira chinesa têm assediado frequentemente as nossas águas perto de Dongsha. A Guarda Costeira de Taiwan continuará a enviar embarcações de patrulha para proteger a área, defendendo firmemente a soberania nacional", enfatizou a CGA.

A ilha de Pratas é um dos territórios controlados por Taiwan no mar do Sul da China, águas cuja soberania Pequim reivindica quase na totalidade e por onde passa cerca de um terço do tráfego marítimo mundial.

O Ministério da Defesa chinês defendeu que "o exercício Han Kuang não passa de uma encenação enganadora das autoridades do Partido Democrático Progressista [no poder em Taipé], que tentam arrastar o povo taiwanês para o caminho do separatismo".

Segundo Taipé, Pequim terá tentado perturbar os preparativos para os exercícios, com aviões e navios chineses a realizarem na terça-feira "operações de assédio nos domínios aéreos e marítimos" sob o pretexto de um "patrulhamento de prontidão de combate conjunto".

Leia Também: Hong Kong detém 4 pessoas, incluindo menor, por atividades subversivas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas