Comissária europeia pede a Israel que "levante as restrições" em Gaza

A comissária europeia da Gestão de Crises, Hadja Lahbib, disse hoje que a "fome" na Faixa de Gaza "deve terminar" e pediu a Israel que "levante as restrições" para que a ONU retome já o controlo da ajuda humanitária.

comissária europeia para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises,  Hadja Lahbib,

© DIRK WAEM/BELGA MAG/AFP via Getty Images

Lusa
24/07/2025 23:59 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Todos os cruzamentos devem ser abertos, as restrições israelitas levantadas e deve ser restabelecida uma resposta humanitária dirigida pela ONU agora", manifestou Lahbib numa mensagem nas redes sociais.

 

A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros belga sublinhou que "a crise de fome na Faixa de Gaza atingiu níveis catastróficos" e que, "cada vez mais pessoas, enfrentam a inanição".

"Esta fome provocada pelo homem deve terminar. É urgentemente necessário um cessar-fogo permanente", sublinhou a comissária.

Lahbib juntou o seu nome, no passado dia 21 de julho, ao dos ministros dos Negócios Estrangeiros de 25 países, incluindo o de Espanha, num comunicado conjunto emitido a pedir de forma urgente ao Governo israelita o fim da guerra na Faixa de Gaza e o levantamento das restrições à ajuda humanitária.

E no dia 22 de julho, os principais responsáveis pelas instituições da UE condenaram de forma contundente o assassinato por Israel de civis palestinianos em Gaza nos pontos de distribuição de ajuda.

Leia Também: Hamas aplaude Macron por reconhecer Estado da Palestina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas