MP belga remete para TPI queixa contra israelitas por crimes de guerra

O Ministério Público belga remeteu para o Tribunal Penal Internacional (TPI) duas denúncias contra dois soldados israelitas acusados de crimes de guerra que estiveram em território belga este mês para assistir ao festival de música eletrónica Tomorrowland.

Tribunal Penal Internacional TPI

© Getty Images

Lusa
30/07/2025 15:38 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

As denúncias foram apresentadas pela fundação pró-palestiniana e sem fins lucrativos Hind Rajab, com sede em Bruxelas, nos dias 18 e 19 de julho, anunciou o Ministério Público, num comunicado divulgado hoje.

 

Após analisar as denúncias, o Ministério Público federal "decidiu encaminhar os casos para o Tribunal Penal Internacional", acrescenta a nota.

A decisão "foi tomada em nome da correta administração da justiça e em cumprimento das obrigações internacionais da Bélgica", referiu o Ministério Público, que lembrou que o TPI "já está a realizar uma investigação sobre possíveis violações graves do Direito Internacional Humanitário cometidas nos territórios palestinianos".

No passado dia 21, o Ministério Público federal informou que dois indivíduos, acusados de serem criminosos de guerra e presentes durante o fim de semana de 19 e 20 de julho no festival Tomorrowland, tinham sido interrogados pela polícia e libertados, após terem sido objeto de uma investigação judicial.

As autoridades belgas abriram a investigação depois de as associações Fundação Hind Rajab e a Global Legal Action Network terem denunciado a presença dos homens no festival.

A Fundação Hind Rajab é o braço jurídico do Movimento 30 de Março, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2024 e sediada em Bruxelas, que tem como objetivo abordar e combater o que descreve como impunidade israelita em relação a crimes de guerra e violações dos direitos humanos dos palestinianos.

Leia Também: Polícia belga interroga 2 militares israelitas que foram ao Tomorrowland

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas