Os três irmãos de oito meses, dois e quatro anos que morreram na sequência de uma colisão rodoviária em Sisante, em Cuenca, Espanha, tinham ido visitar a avó paterna com os pais a uma cidade vizinha.
Segundo revelaram fontes ao jornal El Español, os pais das crianças - Noemi, de 26 anos, e Bogdan, de 29 - são um casal romeno radicado em Villanueva de la Jara. Ambos sobreviveram ao acidente, mas encontram-se internados.
"Os dois moram aqui há muitos anos. Ela é vista quase todos os dias a fazer compras no supermercado e a caminhar pela vila. E ele também. Ele trabalhava no cultivo de cogumelos, que é uma atividade muito comum em Villanueva de la Jara", revelou uma testemunha à publicação espanhola.
Outro vizinho contou que "a mãe das crianças chegou a Villanueva de la Jara quando tinha sete anos" e os pais "passaram praticamente toda a vida na aldeia".
Atualmente, o casal "trabalha no município vizinho de San Clemente", onde a mãe de Bogdan vive.
"A mãe dele e avó das crianças vive lá. Ao que parece, foram visitá-la e o acidente ocorreu quando regressavam a casa", explicou uma testemunha.
As crianças foram identificadas como Rebeca, de quatro anos, Saul de dois anos, e Emanuel de apenas oito meses. Além dos menores, morreram outras duas pessoas adultas, de 38 e 42 anos, que seguiam noutro veículo.
A colisão provocou ainda quatro feridos. Johana León Collado, presidente da Câmara Municipal de Villanueva de la Jara, adiantou que os pais foram encaminhados para o Hospital de Villarrobledo, enquanto os outros dois feridos foram transportados de helicóptero para o Hospital de Albacete.
Bogdan continua internado "à espera de ser operado", enquanto Noemi já foi transferida para a enfermaria. "Estão em estado estável, em observação. A Cruz Vermelha está a prestar-lhes assistência psicológica. Neste momento, ambos estão conscientes", adiantou o município.
A imprensa espanhola adiantou, ainda, que o acidente ocorreu numa zona reta da estrada e uma investigação preliminar aponta que um dos condutores dos veículos foi ofuscado pelo sol durante uma ultrapassagem. No entanto, as causas do acidente estão ainda a ser investigadas.
Na localidade de Villanueva de la Jara, onde a família residia há vários anos, foram decretados três dias de luto municipal e a autarquia expressou as suas "mais sinceras condolências e carinho aos familiares e amigos neste momento tão difícil".
"É com profundo pesar que informamos a morte de três jovens residentes de Villanueva de la Jara na tarde de ontem, após um trágico acidente de trânsito na estrada de Sisante", lê-se num comunicado divulgado nas redes sociais.
"Será decretado um luto oficial de três dias, durante os quais as bandeiras ficarão a meia-haste em sinal de respeito. Além disso, todas as atividades municipais programadas para este período estão canceladas", acrescenta a nota.
O serviço de urgências e emergências 112 de Castilla-La Mancha indicou à agência de notícias espanhola EFE, que o acidente ocorreu às 16h47 locais de domingo.
A Guarda Civil de Cuenca confirmou à EFE que se tratou de uma colisão frontal entre um automóvel e uma carrinha num trecho de uma reta. As três crianças seguiam na carrinha com os pais, enquanto as outras duas vítimas mortais iam no automóvel.
Leia Também: Cinco mortos, incluindo três menores, num acidente em Espanha