Cinco mortos (incluindo atirador) em tiroteio em edifício de Nova Iorque

Atirador, que terá agido sozinho, foi identificado como Shane Devon Tamura, com 27 anos, de Las Vegas. Vítimas serão um polícia e três civis.

Nova Iorque, Tiroteio
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Catarina Correia Rocha com Lusa
29/07/2025 02:49 ‧ ontem por Catarina Correia Rocha com Lusa

Mundo

Estados Unidos

Cinco pessoas - incluindo o atirador - morreram, esta segunda-feira (já madrugada de terça-feira em Portugal), num ataque levado a cabo num edifício de escritórios em Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O atirador, que terá agido sozinho, foi identificado como Shane Devon Tamura, com 27 anos, de Las Vegas. 

 

Os meios de comunicação norte-americanos avançam que as vítimas mortais são um polícia e três civis. O incidente deu-se no interior do número 345 da Park Avenue, onde estão situadas empresas como a Blackstone e a KPMG e ainda a sede da NFL, a liga de futebol norte-americana, conta a NBC News. 

Os serviços de emergência foram chamados por volta das 18h00 (22h00 de segunda-feira em Lisboa).

Os motivos do ataque não são conhecidos. As primeiras informações dão, contudo, conta de que Shane Devon Tamura foi encontrado já morto após um tiro autoinfligido.

O suspeito, conta a CNN Internacional, começou por se envolver numa troca de tiros com a polícia no lobby do arranha-céus, tendo depois subido ao 33.º andar. Antes de entrar no prédio, terá sido captado pelas imagens de videovigilância, com óculos de sol na cara e uma arma numa das mãos.

Segundo a chefe da polícia de Nova Iorque, Jessica Tisch, as câmaras de vigilância filmaram o homem a sair de um carro preto, armado com uma espingarda de assalto M-4. Ainda de acordo com a responsável, o agressor, com histórico de problemas psiquiátricos, tinha visivelmente decidido atacar o 345 da Park Avenue.

Ao local do incidente acorreu um forte dispositivo, com centenas de membros das autoridades da cidade norte-americana. Foi ainda criado um perímetro de segurança no local - pode ver as imagens na galeria acima. 

Eric Adams, o mayor de Nova Iorque, publicou um vídeo no X a partir do local do incidente onde confirmou que o atirador foi "neutralizado". O mesmo referiu a Comissária Jessica S. Tisch numa mensagem colocada também na referida rede social. 

Com mais armas de fogo em circulação do que habitantes, os Estados Unidos apresentam a taxa de mortalidade por arma de fogo mais elevada de todos os países desenvolvidos.

Os ataques a tiro são um flagelo recorrente, que sucessivos governos federais e estaduais não conseguiram até agora conter, com o direito privado ao uso e porte de arma jogado como trunfo político recorrentemente.

Em 2024, mais de 16.000 pessoas, sem contar os suicídios, foram mortas por armas de fogo, de acordo com a ONG Gun Violence Archive.

Já em dezembro do ano passado, Brian Thompson, o chefe da maior seguradora de saúde do país, a UnitedHealthcare, foi assassinado em plena via pública, no mesmo bairro em que ocorreu o incidente de hoje. Luigi Mangione, um jovem engenheiro informático, foi detido e acusado no âmbito desse caso.

[Notícia atualizada às 07h30]

Leia Também: Homem armado abre fogo em casino em Reno e faz várias vítimas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas