"Longe de ser suficiente", diz Merz sobre ajuda humanitária a Gaza

O Governo alemão afirmou hoje que houve avanços na ajuda humanitária na Faixa de Gaza, mas que são insuficientes, manifestando preocupação com a retenção de apoio humanitário pelo Hamas e por outras organizações criminosas.

Distribuição de ajuda de fundação norte-americana em Gaza

© AFP via Getty Images

Lusa
02/08/2025 12:54 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

"O Governo regista os primeiros progressos, ainda que modestos, na ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, que, no entanto, estão longe de ser suficientes para aliviar a situação de emergência", pode ler-se no comunicado.

 

O Governo do chanceler Friedrich Merz reagiu com este comunicado à informação transmitida por telefone ao gabinete de segurança pelo chefe dos negócios estrangeiros, Johann Wadephul, que acaba de terminar uma viagem a Israel e aos territórios palestinianos.

O Governo alemão manifestou também "preocupação com as informações segundo as quais o Hamas e as organizações criminosas estão a reter grandes quantidades de ajuda humanitária" e recordou que Israel tem "a obrigação de assegurar um abastecimento completo, também com o apoio da ONU e de outras organizações humanitárias".

A Alemanha, nos seus esforços para ajudar a melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza, lançou na sexta-feira 14 toneladas de ajuda por via aérea.

Segundo Merz, a ajuda, organizada pelo exército alemão em cooperação com a Jordânia, é uma "pequena contribuição para aliviar o sofrimento das pessoas em Gaza", razão pela qual o seu Governo está também a "trabalhar para tornar possível a entrega de ajuda por terra".

Leia Também: UNICEF denuncia que em Gaza as crianças morrem a um ritmo sem precedentes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas